O motociclista espanhol Alex Marquez (Honda) conquistou hoje, no Grande Prémio da Catalunha, a sua primeira vitória da temporada na categoria de Moto3 do Mundial de velocidade, prova na qual Miguel Oliveira (Mahindra) foi 12.º.

Marquez, que alcançou assim a segunda vitória na sua carreira nesta categoria, aproveitou da melhor maneira o facto de ter saído da "pole-position" para ganhar vantagem logo nas primeiras voltas, tendo assegurado uma diferença de três segundos para um grupo perseguidor, que manteve até final.

A luta pelas posições imediatas foi bem mais acesa, tendo o segundo lugar sido conquistado pelo jovem italiano de 16 anos Enea Bastianini (KTM), que já no sábado tinha surpreendido, ao ser segundo na qualificação.

Na terceira posição ficou a Honda do espanhol Efren Vazquez, enquanto Alex Rins, companheiro de equipa de Marquez e terceiro no mundial, não teve oportunidade de entrar na luta pela vitória, ao abandonar logo na quarta volta, quando rodava na segunda posição.

Apesar de más prestações na qualificação de sábado, o australiano Jack Miller (KTM), líder do Mundial, e o italiano Romano Fenati (KTM), segundo no campeonato, efetuaram excelentes recuperações, com o australiano a terminar a prova na quarta posição, depois de ter partido do 16.º posto, enquanto o transalpino foi quinto, depois de ter largado do nono lugar.

Embora no sábado tenha conquistado a sua melhor classificação da temporada em qualificação, o português Miguel Oliveira não conseguiu tirar partido do facto de ter arrancado do sétimo posto, terminando a corrida na 12.ª posição, a 19,042 segundos do vencedor.