O piloto francês de Fórmula 1 Jules Bianchi sofreu uma “lesão axonal difusa”, uma das formas mais graves de traumatismo cerebral, em consequência do acidente sofrido durante a corrida de domingo, no Japão, anunciou hoje a equipa Marussia.

“Jules permanece na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital de Yokkaichi”, informa o comunicado, publicado no sítio oficial da Marussia na Internet, a pedido da família do piloto, que adianta que o estado de Bianchi é “crítico, mas estacionário”.

A nota informa também que o presidente da Comissão Médica da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Gerard Saillant, e o neurocirurgião da Universidade de Roma, Alessandro Frati, viajaram para o Japão, a fim de aconselharem a família do piloto francês.

Bianchi foi operado de urgência depois de ter ficado gravemente ferido no domingo, em consequência de um acidente sofrido durante o Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do Campeonato do Mundo de F1, no circuito de Suzuka.

O monolugar de Bianchi saiu de pista e chocou com o veículo que estava a tentar remover o carro do alemão Adrian Sutil (Sauber), que tinha ficado em posição perigosa depois de ter perdido o controlo no mesmo local.