O piloto português António Félix da Costa disse hoje que pretende somar o maior número de pontos em Santiago do Chile, onde decorre sábado a terceira prova do campeonato de Fórmula E, para manter-se nos lugares da frente.

“O que aconteceu em Marraquexe já lá vai, todos aprendemos e crescemos com isso. Trabalhámos muito no simulador para preparar a corrida deste fim de semana aqui no Chile e o objetivo é mantermo-nos competitivos e materializar a nossa performance em resultados”, disse o piloto, citado pela assessoria de comunicação.

O piloto português começou a temporada com a vitória em Riade, que lhe valeu a liderança do campeonato, mas o abandono na segunda corrida da época, em Marraquexe, quando lutava pela vitória, levou-o a cair para o segundo posto, à partida para o Chile.

“Como piloto ambicioso que sou penso sempre na vitória, mas quero sobretudo recolher o maior número de pontos, sem correr riscos e manter-me nos lugares da frente do campeonato”, considerou António Félix da Costa, que pilota um monolugar da BMW.

A terceira corrida da época da Fórmula E – campeonato da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para monolugares 100% elétricos -, será disputada num circuito renovado face ao utilizado na época transata, tendo este ano o Parque O'Higgins como cenário.

O traçado conta com catorze curvas, num total de 2.348 km de perímetro, e esperam-se grandes lutas dentro de pista, com vários pontos de ultrapassagem e o ‘modo de ataque’ a puder ser ativado na curva 3.

Esta situação (ativação do ‘modo de ataque’), fará da estratégia um fator crucial na luta pela vitória, sobretudo nas voltas finais, quando a gestão de energia dos pilotos estiver nos limites.

O ‘modo de ataque’, que é uma das novidades para esta temporada, consiste em zonas especificas onde os pilotos podem sair da linha ideal de trajetória e passar por cima de três ‘pick up points’, dispondo depois durante um curto período de 25KW de potência extra.

A terceira etapa do calendário da Fórmula E de 2018/19, que inclui 13 provas, decorre sábado em Santiago do Chile, com duas sessões de treinos livres e a qualificação, da parte da manhã. A partir das 19:00 (hora portuguesa) terá lugar a corrida, com a duração de 45 minutos, mais uma volta.