O piloto Filipe Albuquerque esteve perto de terminar no pódio a etapa italiana do European Le Mans Series, mas uma penalização e uma paragem extra nas boxes atirou-o para o 10.º em Monza.

“Estava tudo a correr tão bem e no caminho certo para conseguirmos chegar ao pódio. Mas nos últimos quarenta minutos, quando tudo já parecia estar assegurado, sou penalizado com um 'drive-through' por ter dado um toque num adversário. Para mim foi um incidente de corrida, mas a direção de prova não o entendeu assim”, lamentou o piloto português.

Filipe Albuquerque, que faz dupla com Phil Hansen na equipa na United Autosports, e que largou no quarto lugar da grelha, perdeu uma volta para a G Drive Racing, com três pilotos, Roman Rusinov, Andrea Pizzitola e Jean-Eric Verge.

“Além disso, percebemos que tínhamos de fazer um 'pit-stop' extra a duas voltas do final, o que arruinou por completo as nossas aspirações. Ou seja, com o pódio nas mãos acabamos por cair para 10.º. Foi muito frustrante, mas temos de saber lidar com as desilusões", explicou Filipe Albuquerque.

O português é 41.º entre os 56 pilotos da classificação, com apenas um ponto, enquanto Pizzitola e Rusinov lideram, com 37 pontos.

A próxima jornada do ELMS realiza-se a 22 de julho no circuito austríaco de Red Bull Ring, seguindo-se provas em Silverstone, Inglaterra, a 18 de agosto, Spa-Francorchamps, Bélgica, a 23 de setembro e Portimão a 28 de outubro.