Lewis Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014, 2015 e 2017, venceu o Grande Prémio de Itália em Fórmula 1, ao cumprir as 53 voltas ao circuito italiano em 1:16.54,484 horas, reforçando ainda mais a sua liderança no Mundial de Pilotos. No circuito de Monza, 'casa' da Ferrari, a Mercedes levou a melhor sobre a rival, com o Bottas a terminar em terceiro, atrás de Kimi Raikkonen, piloto que partiu da 'pole' mas foi batido pelo inglês da Mercedes. Verstappen foi quarto, Vettel, que caiu para 18.º posto na primeira volta, acabou em quinto mas vai ocupar o posto do jovem holandês que foi penalizado em cinco segundos, por ter forçado Bottas a sair de pista.

E com o sexto triunfo no ano e quinto em Monza, o britânico, que arrancou da terceira posição da grelha de partida, soma 256 pontos, mais 30 do que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari),

Tudo indicava que este ia ser um fim-de-semana de 'vermelho' em Monza, depois de os dois Ferraris dominarem as sessões de treino e qualificação. NUma pista rápida, feita sempre a alta velocidade, os monolugares da marca italiana pareciam não ter concorrentes a altura, como mostrou Raikkonen, que alcançou a 'pole' com recorde da pista. Uma 'pole' que a Ferrari não conseguia em casa desde 2010, quando Alonso partiu do primeiro lugar da grelha.

Os 'tifossi' nas bancadas sofreram logo um desgosto na primeira volta, quando um toque entre Vettel e Hamilton atirou o alemão para o final da grelha. Vettel aproveitou a entrada do 'safety car' em pista (no arranque, Brendon Hartley bateu em Ericsson e teve de abandonar), foi às 'boxes' trocar a asa dianteira e cair para o 16.º posto. E foi a partir daí que encetou uma recuperação fantástica, ainda com esperanças de chegar ao pódio.

Lá na frente, Raikkonen e Hamilton iam deliciando os fans. Depois de passar Vettel na primeira volta, o inglês, líder do Mundial, fez o mesmo ao segundo piloto da Ferrari na 4.ª volta na reta da meta após o retomar da corrida. Mas o finlandês da marca italiana respondeu logo de seguida e ultrapassou o inglês, numa manobra fantástica, muito aplaudida em Monza.

Na frente, tudo na mesma. A diferença entre Hamilton e Raikkonen ia variando entre 1,2 segundos e 0,6 décimas, com o inglês a ganhar tempo nas retas mas o finlandês a responder em zonas mais sinuosas.

À 21.ª volta, Raikkonen foi às 'boxes' trocar de pneus, ficando Hamilton em pista. Os responsáveis da Mercedes esperavam que houvesse chuva, pelo que tiveram de tardar a troca de pneus do inglês. Com a chuva a não chegar, Raikkonen aproveitou para ganhar tempo, que só foi minimizado porque o 'Ice Man' teve andar durantes muitas voltas atrás do seu conterrâneo, Valterri Bottas. A Mercedes deu indicações expressas ao finlandês do carro número 6 para atrasar o andamento de Kimi, retendo-o atrás de si durante muitas voltas, o que permitiu e muito a aproximação de Hamilton. Quando Bottas foi finalmente às 'boxes' trocar pneus, já Hamilton estava nas traseiras de Kimi Raikkonen, que tinha pneus menos frescos (mais oito voltas em relação aos do inglês)

Enquanto Vettel ia minimizando os estragos (parou na volta 30 para montar pneus supermacios outra vez), ganhando lugares após lugares, Hamilton ia estudando todas as decisões do líder Raikkonen, à espera do local certo para atacar. E aconteceu na volta 45, a saída da reta da meta. E rapidamente foi embora, cavando uma vantagem confortável que foi gerindo até ao final.

Hamilton consegue assim a sua quinta vitória em Monza, onde a Ferrari nunca ganhou na era híbrida. E com o sexto triunfo no ano e quinto em Monza, o britânico, que arrancou da terceira posição da grelha de partida, soma 256 pontos, mais 30 do que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que terminou no quarto lugar, depois de ter sido relegado para a 18.ª posição na primeira volta na sequência de um toque com Hamilton.

Na classificação de construtores, a Mercedes lidera com 415 pontos, seguida da Ferrari, que conta 390, e da Red Bull, com 248.

Esta acaba por ser uma grande derrota para Ferrari, a jogar em casa. A formação italiana tinha melhor carro, tinha dominado os treinos e colcado os dis carrs na primeira linha da grelha mas teve de se contentar com o segundo lugar de Raikkonen. Vettel terminou em quinto e ficou mais longe da liderança de Lewis Hamilton.