Nico Hulkenberg fez jus à sua alcunha de 'super substituto' no domingo depois de ter subido da 20.º e última posição na grelha de partida até ao oitavo lugar com a Racing Point no Grande Prémio de Eifel.

Apenas 24 horas depois de ter recebido uma chamada num café de Colónia para substituir o piloto canadiano Lance Stroll que ficou doente, o alemão subiu pela pista para dar pontos à sua equipa.

"Que corrida - e que história", disse, depois de ser eleito o piloto do dia. "Mas estou a senti-lo agora. É uma pista turbulenta e estou um pouco dorido porque foi mental e fisicamente exigente".

Hulkenberg foi chamado para conduzir o carro de Stroll na qualificação de sábado a menos de quatro horas do início e mostrou-se à altura do desafio, tal como já tinha feito em Silverstone quando chegou para substituir Sergio Perez.

"Eu não pensava que conseguíssemos ir do último ao oitavo lugar", admitiu, "Não sei quantos pensaram que isto era possível antes da corrida, mas aconteceram muitas coisas à nossa volta e as desistências também ajudaram. Estou muito contente com a nossa performance e tenho de dar o crédito à equipa".

O chefe da equipa Otmar Szafnauer disse: "O Nico mereceu ser eleito o piloto do dia pelos fãs - tinha tudo contra ele, tendo feito apenas 10 voltas antes da corrida por isso terminar em P8 é um grande feito".

Szafnauer acrescentou que Stroll estava-se a sentir melhor e regressou a casa para continuar a sua recuperação.

Contudo, Stroll foi alvo de críticas por parte do compatriota campeão mundial em 1997 Jacques Villeneuve, que afirmou que uma dor de estomago, como foi sugerido por Szafnauer no domingo, era uma fraca desculpa para falhar uma corrida.

"Mesmo que tenhas uma dor de estomago, ou que não tenhas comido durante uma semana, vais para a pista", disse à SKY Itália.

"Se tiveres mesmo vontade de ter sucesso na Fórmula 1, competes sempre e não desistes. Por isso ou Lance estava em sofrimento, o que significa que é algo mau, ou não tem a vontade absoluta".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.