Os patrões das escuderias da Fórmula 1 decidiram hoje, por unanimidade, voltar ao formato antigo das qualificações para o próximo Grande Prémio do Bahrein, um dia após a entrada em vigor das novas regras, noticia a AFP.

A decisão foi tomada antes do Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Mundial de Fórmula 1, que decorre hoje.

O antigo formato, com três partes (Q1, Q2 e Q3), mas sem a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, vai ser utilizado desde logo nas próximas qualificações, no sábado, para o Grande Prémio do Bahrein, marcado para 03 de abril.

Esta decisão ainda deve ser validada formalmente pelo grupo estratégico da Fórmula 1 e Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O novo sistema de qualificação, introduzido este sábado, tinha sido decidido no final do inverno pelo grupo estratégico da Fórmula 1 e aprovado pelo conselho mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

As novas regras na qualificação acabaram, no sábado, por impedir que Vettel, Raikkonen ou Rosberg tentassem sequer bater o tempo do britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que conquistou a sua 50.ª ‘pole position’ da carreira, assegurando o primeiro lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália hoje, e mereceram as críticas de praticamente todos os pilotos.

“Senti falta dos velhos dias de qualificação, quando saías para a pista e andavas, andavas e andavas”, afirmou Hamilton, que antes já tinha sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres, salientando que este formato não era atrativo para os adeptos.