Max Verstappen vai largar do último lugar para o Grande Prémio da Rússia em Fórmula 1. O piloto da Red Bull teria de cumprir uma penalização de três lugares na grelha, após ser considerado culpado do acidente com Lewis Hamilton no GP de Monza, pelo que a equipa aproveitou para lhe dar um novo motor, o que implica uma penalização na grelha de partida.

Assim, em Sochi, o piloto holandês terá uma nova unidade motriz no seu B16B.

Esta é a quarta vez que Verstappen troca de motor esta época, quando o limite sem castigo são de três trocas. A partir daí, cada troca implica penalização de 10 lugares na grelha de partida. A estes dez lugares, acrescem os outros três do castigo aplicado após Monza e o facto de Max Verstappen utilizar novos componentes como turbo, peças do sistema de recuperação de energia e controlos eletrónicos), que implicam mais penalizações na grelha.

A seu lado terá o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que também vai usar um motor novo (o quarto da época) em Sochi, nesta que é a 15.ª prova do Mundial de Fórmula 1.

A Red Bull avançou já para a troca de motores por acreditar que a corrida de domingo será feito em piso molhado, onde Max Verstappen poderá tirar partido da sua condução. O holandês é dos melhores do pelotão a correr à chuva.

"Tínhamos de cumprir uma punição e se não tivéssemos feito aqui [a mudança do motor], teríamos de fazê-la depois. Então optámos por fazê-la já e tentar o melhor resultado possível", disse o holandês.

A sessão de treinos livres desta sexta-feira ficou marcada pelo domínio da Mercedes, com Valtteri Bottas a conseguir o melhor tempo, com o tempo de 1:33.593, menos 44 milésimos de segundo de Lewis Hamilton, seu colega de equipa.

O terceiro melhor tempo foi de Pierre Gasly (AlphaTauri) a 0,252 segundos de Bottas. Max Verstappen fez o
sexto melhor tempo da sessão, a mais de um segundo do tempo do finlandês da Mercedes.

No sábado de manhã haverá lugar ao último treino livre, a qualificação será às 13h00.

Max Verstappen é atualmente líder do campeonato mundial de Fórmula 1, com cinco pontos de vantagem sobre Hamilton, atual campeão.

Fórmula 1: Classificação dos tempos livres para o GP da Rússia 2021
Fórmula 1: Classificação dos tempos livres para o GP da Rússia 2021

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.