Um dos carros mais icónicos da história da Fórmula 1, o Williams FW14B que, em 1992, o britânico Niguel Mansell conduziu rumo à conquista do seu único título mundial, faz agora também parte da impressionante coleção proivada de Sebastian Vettel.

O FW14B é um carro admirado por muitos dos amantes de Fórmula 1, não só pelas suas cores azul, amarela e branca que terão ficado na memória dos fãs, mas por ser considerado um dos mais dominantes e inovadores monolugares da história da F1, com a sua então revolucionária suspensão ativa, o seu notável controlo de tração e a sua caixa de mudanças semi-automática.

Considerado , então, um dos melhores carros da história da Fórmula 1, o FW14B deu à Williams 10 vitórias e 15 pole-positions em 16 corridas na temporada de 1992. Nove dessas vitórias foram obtidas por Nigel Mansell e a outra foi conseguida pelo seu colega de equipa, Riccardo Patrese.

De acordo com o jornal alemão 'Bild', Vettel comprou o carro por valor não revelado, embora a publicação acrescente que, no ano passado, um dos seis Williams FW14B existentes foi vendido pela casa de leilão britânica 'Bonhams' por aproximadamente 3 milhões de euros.

O FW14B agora adquirido por Vettel ostenta o famoso 5 vermelho eternizado por Nigel Mansell. O número foi também o usado por Vettel no ano do seu primeiro título, em 2010, e é o que usa desde que passou a correr pela Ferrari, em 2015. Além disso, o piloto alemão tem um carinho especial pela Williams, visto que o seu primeiro teste na Fórmula 1 foi com um carro daquela escuderia britânica, em setembro de 2005, então como prémio por um título conquistsado na Fórmula BMW.

"O 5 Vermelho sempre foi muito interessante para mim. O carro é absolutamente icónico e, assim como eu, usa esse número 5", explicou o tetracampeão, que conta agora com o FW14B como o seu mais recente veículo na vasta coleção que possui, que compreende ainda vários carros e motas clássicos.

Dessa coleção fazem igualmente parte os quatro carros de Fórmula 1 com que Vettel se sagrou campeão mundial, todos da Red Bull: um RB6 (2010), um RB7 (2011), um RB8 (2012) e um RB9 (2013). O pilto tem ainda tem um Ferrari F40 que pertenceu ao cantor de ópera Luciano Pavarotti.