O britânico Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) partirá domingo da "pole positon" para o Grande Prémio da Austrália, primeira prova da temporada de 2014 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

No final de uma sessão de treinos perturbada pela chuva no circuito de Albert Park, o campeão do mundo de 2008 levou a melhor sobre o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault), que se qualificou em segundo.

Em terceiro ficou outro piloto da Mercedes-AMG, o alemão Nico Rosberg.

Esta é a 100ª "pole position" da Mercedes em Fórmula 1 e a 32ª da carreira de Hamilton nesta modalidade.

"É um fim de semana interessante e hoje foi ainda mais duro por causa das condições meteorológicas. Foi a primeira vez que conduzi este carro à chuva", disse Hamilton no final da sessão.

A sensação do dia foi, no entanto, o australiano Ricciardo, que este fim de semana disputa o seu primeiro Grande Prémio pela Red Bull, escuderia detentora de quatro campeonatos do mundo, e que sairá domingo da linha da frente, pela primeira vez na sua carreira na Fórmula 1.

"Foi muito entusiasmante", disse Ricciardo em conferência de imprensa.

Dois estreantes, o dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren), 21 anos, que sairá da segunda linha ao lado de Rosberg, e o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso), que conseguiu o oitavo tempo na sessão de treinos, ascenderam na terceira sessão de qualificação à sua primeira saída oficial de um Grande Prémio.