O britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) foi hoje desapossado da “pole position” para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1 por ter violado os regulamentos da competição, “oferecendo” ao venezuelano Pastor Maldonado a primeira “pole” da carreira.

Hamilton tinha sido o mais rápido na qualificação para a quinta prova do Campeonato do Mundo, ao cumprir em 1.21,707 minutos a melhor volta ao circuito da Catalunha, mas foi obrigado a parar o monolugar pouco depois de ter cruzado a meta por não ter combustível suficiente para regressar às “boxes”.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) considerou que o piloto britânico, campeão mundial em 2008, infringiu os regulamentos da competição e Hamilton foi “excluído” da qualificação, sendo obrigado a arrancar da última posição da grelha de partida para a corrida de domingo no circuito dos arredores de Barcelona.

A exclusão de Hamilton permitiu a Maldonado (Williams-Renault), que tinha estabelecido a segunda melhor marca na terceira parte da sessão de qualificação, com o tempo de 1.22,285 minutos, arrancar da “pole position” para uma prova do Mundial de F1 pela primeira vez na carreira.

Quando ao britânico, segundo classificado no Campeonato do Mundo, quatro pontos atrás do alemão Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), viu adiada a terceira “pole” do ano e a 22.ª da carreira, que teria representado também a 150.ª da McLaren.

A decisão da FIA constitui um presente inesperado para Frank Williams, fundador e patrão da equipa de Maldonado, que completa hoje 70 anos, mas também para o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que tinha sido o terceiro mais rápido na qualificação e “salta” para a primeira fila da grelha de partida, no segundo posto.

Com a exclusão de Hamilton, Vettel, campeão mundial nos últimos dois anos, sobe para a sétima posição, depois de hoje ter optado por preservar os jogos de pneus durante a qualificação, à semelhança do compatriota Michael Schumacher, heptacampeão mundial, que agora vai arrancar do nono posto.

Acompanhe aqui todo o mundial de F1.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.