Esta segunda-feira aconteceu o regresso oficial da Fórmula 1 com chegada do Troféu do Grande Prémio de Portugal.  João Carlos Costa, comentador e especialista da modalidade, falou sobre o regresso a Portugal e considerou que é importante que não sejam "precisos mais 24 anos para o regresso. O autódromo de Portimão é fantástico e acredito que quem assistir ao GP vai adorar."

Além disso, lembrou que "a transmissão televisiva tornou a Fórmula 1 um produto muito apetecível. Podemos ver como se estivéssemos dentro do carro, no lugar do piloto. Não foi só a Fórmula 1 que mudou. Portimão é um circuito novo que não ficou subjugado com o que foi pensava para as pistas. A segurança tem de ser sempre o objetivo primário, mas a verdade é que a introdução de certas pistas tirou a vontade de ver Fórmula 1. Portimão soube aproveitar a tipografia do terreno e fez uma pista desafiante, à antiga. Os pilotos vão ficar de olhos esbugalhados com o que a pista tem para oferecer."

O especialista considerou ainda que a prova pode voltar a Portugal nos próximos anos. "Acredito que Portimão esteja no calendário, mas num nível abaixo. Ou seja, em caso de necessidade devido à COVID-19. Haverá 21 a 22 provas que podem ser as que estavam neste calendário inicial e depois haverá outras pistas que podem substituir. Se Portugal não conseguir estar nessas 20 e tal, de certeza que estará nas de substituição e se lá chegar já é um feito", salientou João Carlos Costa.

Já sobre as novas gerações, o especialista referiu que "a Fórmula 1 não tem falta de talento. Esquecemo-nos que no passado havia pilotos que entravam com uma mala cheia de dinheiro. É preciso ter capacidade financeira, mas agora tem de se ganhar, tem de se fazer os 40 pontos, não basta a mala cheia de dinheiro. É difícil destacar só um piloto e o mais interessante é que atrás destes, nas provas de promoção, têm capacidade para subir porque estão preparados a todos os níveis."

Recorde-se que a Fórmula 1 vai regressar a Portugal, 24 anos depois. A prova realiza-se entre os dias 23 e 25 de outubro, no Autódromo de Portimão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.