O piloto espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão do Mundo em título, anunciou hoje que não disputará o Grande Prémio dos Estados Unidos de MotoGP, na próxima semana, depois de ter sido operado hoje à clavícula esquerda.
Lorenzo, que anunciou a sua ausência da prova de Laguna Seca no Twitter, foi operado em Barcelona, na sequência da queda sofrida na sexta-feira, durante os treinos livres do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, em Sachsenring.
Trata-se da segunda operação em duas semanas para o piloto da Yamaha, que fraturou a clavícula esquerda no Grande Prémio da Holanda, a 28 de junho.
Na sequência da queda de sexta-feira, a placa de titânio que lhe foi colocada na intervenção anterior torceu e teve de ser substituída. Além disso, foram colocados 10 parafusos para consolidar a fratura, numa intervenção que durou cerca de dias horas.
Lorenzo é o segundo classificado do Campeonato do Mundo de MotoGP, atrás do seu compatriota Dani Pedrosa (Honda), que hoje também caiu e sofreu um traumatismo cranioencefálico. O líder do Mundial foi transportado de helicóptero para o hospital, mas pôde regressar ao circuito de Sachsenring e vai tentar alinhar à partida no domingo.