O piloto Andreas Pérez, de apenas 14 anos, morreu esta segunda-feira na sequência das graves lesões cerebrais sofridas após um acidente no domingo, no circuito de Montmeló, em Barcelona, durante o Mundial Júnior de Moto3.

A morte deste jovem foi confirmada pela Real Avintia, equipa de Andreas, e posteriormente pelo Secretário de Estado do Desporto espanhol

"Estamos desolados pelo falecimento de Andreas Pérez. Partilhamos a enorme dor de toda a sua família e amigos. Descanse em paz", escreveu José Ramón Lete na conta da rede social Twitter.

A jovem promessa do motociclismo espanhol despistou-se e caiu na curva número seis do circuito catalão, tendo sido atropelado por "vários pilotos que vinham atrás e que não conseguiram evitá-lo", referiu no domingo a Real Avintia.

Após o acidente, o jovem espanhol ainda recebeu assistência médica na pista, mas foi rapidamente transferido de helicóptero para o Hospital de Sant Pau (Barcelona), no qual passou as últimas horas nos cuidados intensivos, mas acabou por não resistir aos ferimentos.

"Apesar dos grandes esforços da equipa médica do circuito e do hospital, o Andreas não conseguiu superar os ferimentos graves e perdeu a vida na manhã de 11 de junho", lê-se no comunicado os responsáveis do circuito.

O piloto foi um dos destaques da última edição da Taça de Talentos Europeus, no ano passado, tendo alcançado a quarta posição na classificação geral, com duas vitórias e duas ‘pole positions’.

Esta época, Perez tinha sido promovido à categoria de Moto3, competindo no Campeonato do Mundo Júnior pela equipa espanhola Reale Avintia Academy.