O piloto finlandês Kimi Raikkonen suplantou hoje a ordem estabelecida e protagonizou uma clara vitória da Lotus no Grande Prémio (GP) da Fórmula 1 em Melbourne, o primeiro do campeonato.
O piloto partiu do sétimo lugar na grelha de partida, mas acabou por ganhar depois de, ao fazer apenas duas paragens, ultrapassar o Ferrari de Fernando Alonso e o campeão mundial Sebastian Vettel, da Red Bull.
Para Raikkonen, de 33 anos, que ganhou o campeonato de 2007 com a Ferrari e depois tirou dois anos para se dedicar aos ralis, esta foi a sua 20.ª vitória.
Raikkonen teve o luxo de fazer as últimas voltas com alguma facilidade e bateu Alonso por 12,4 segundos, com Vettel a surgir em terceiro, 9,8 segundos depois.
O colega de Alonso na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, ficou em quarto lugar, com o britânico Lewis Hamilton, num Mercedes, em quinto e o australiano Mark Webber em sexto no seu Red Bull.
Raikkonen venceu a corrida depois de fazer apenas duas paragens para trocar de pneus, enquanto os seus rivais pararam três vezes.
Foi um resultado positivo para a lendária Lotus, que ficou com a equipa da Renault no ano passado, quando Raikkonen ganhou o GP de Abu Dhabi perto do fim da época.
«Eu acredito que o meu carro é muito bom, tem estado a portar-se bem todo o fim de semana e quando fizemos a corrida mais longa correu bem», disse Raikkonen.
«Nós sabíamos que, se os pneus da frente se aguentassem, estávamos bem. Estava confiante, mas tens de ultrapassar o início e a primeira volta e esta foi a primeira corrida, por isso nunca se sabe o que vai acontecer», disse ainda o finlandês.
Vettel, que tinha o carro mais rápido segundo na qualificação e saiu da 'pole position', disse que a degradação dos pneus lhe custou a vitória numa altura em que procura tornar-se esta época campeão mundial pela quarta vez consecutiva.
«Claramente, quando começas na 'pole' queres ganhar, mas nós vimos que, após um início muito bom e depois das primeiras duas ou três voltas, os pneus começaram a desfazer-se e não conseguimos ir tão longe como os outros», disse Vettel.
Alonso mostrou-se muito satisfeito por ter conseguido chegar ao pódio na corrida inaugural, depois de nas últimas duas épocas a Ferrari ter tido inícios difíceis.
«Este ano sinto que está muito diferente. Nós estamos muito mais otimistas e o carro está a responder bem, estamos competitivos, por isso temos uma época muito interessante pela frente», disse o espanhol.
O campeão mundial de 2008, Hamilton, correu pela primeira vez com um Mercedes, depois de deixar a McLaren, e disse que o quinto lugar foi melhor do que a equipa esperava à chegada à Austrália.
«O carro estava muito bom. Tive uma entrada forte e consegui que os pneus durassem mais do que a maioria dos outros», disse Hamilton.
A grande deceção do dia foi a McLaren, que ficou apenas em 9.º lugar graças a Jenson Button, vencedor no ano passado.