O piloto finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) deu hoje mais um passo rumo à primeira vitória num rali em asfalto, ao acabar a penúltima etapa do Rali de França com 28 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.

Quando faltam disputar, no domingo, quatro classificativas especiais, na terceira e última etapa da antepenúltima prova do Mundial de Ralis, Latvala lidera à frente do seu companheiro de equipa na Volkswagen, o norueguês Andreas Mikkelsen, e do britânico Kris Meeke (Citroen), a 53 segundos.

“Tenho um bom ‘feeling’ para domingo, porque estou a controlar bem a minha forma de pilotar. Estou a rolar em bom ritmo, o carro está a funcionar bem e as estradas, secas, não estão muito traiçoeiras", declarou o finlandês, que ganhou cinco das sete especiais da etapa.

Ao contrário do que tem sido habitual em quase todos os ralis da presente época (e também da anterior), o francês campeão do Mundo, Sebastien Ogier, continua longe dos lugares da frente.

Depois de uma sexta-feira de pesadelo (problemas de motor, amortecedor partido e uma penalização, que o colocaram a nove minutos de Latvala), Ogier conseguiu hoje ganhar duas classificativas, mas terminou o dia na 18.ª posição, a cerca de nove minutos do líder.

Se à partida para este rali, Ogier tinha 50 pontos de vantagem (bastando-lhe por isso ganhar mais seis pontos a Latvala para garantir o bicampeonato), a prova francesa poderá terminar com a distância encurtada para 22 (caso Latvala ganhe e vença a Powerstage, que vale mais três pontos).

Ogier, teoricamente, até poderia ser campeão já no domingo, mas o cenário agora roça o improvável: Latvala teria de abandonar a prova, o francês teria de ficar pelo menos em oitavo e obter, no mínimo, o segundo melhor tempo da Powerstage.

No WRC2, o piloto português Bernardo Sousa (Ford Fiesta) venceu a última classificativa do dia e colocou-se a 5,7 segundos do líder da categoria, o francês Quentin Gilbert. Em terceiro, a 32 segundos de Bernardo Sousa, segue o francês Sebastien Chardonnet.

Bernardo Sousa segue em 11.º lugar no campeonato do Mundo WRC2 (segunda categoria), com 30 pontos, a 10 pontos do sétimo lugar, ocupado pelo finlandês Pontus Tidemand.