O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) alcançou este sábado a sexta sua ‘pole position’ consecutiva da temporada de Fórmula 1, ao ser o piloto mais rápido na qualificação para o Grande Prémio da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.

O campeão do mundo e líder do Mundial de pilotos realizou o melhor tempo da sessão, com 1.47,197 minutos, na sua última volta à pista do circuito belga, batendo o companheiro de equipa Nico Rosberg, que foi cerca de meio segundo mais lento, com o tempo de 1.47,655 minutos.

O piloto britânico garantiu desta forma a 48.ª ‘pole’ da carreira, a décima desta temporada em 11 provas, além de ser a sua terceira em Spa-Francorchamps, outrora um circuito ‘maldito’ para o inglês.

Rosberg, que quase embateu num muro na segunda sessão de treinos livres, na sequência do rebentamento de um pneu em andamento, bem tentou contrariar a superioridade de Hamilton, mas sem o conseguir, vai partir no segundo lugar.

O finlandês Valtteri Bottas (Williams) foi a grande surpresa da sessão de qualificação, ao alcançar o terceiro melhor tempo, com 1.48,537 minutos, ficando à frente do francês Romain Grosjean (Lotus) e do mexicano Sergio Perez (Force India), na quarta e quinta posição, respetivamente.

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari), quatro vezes campeão mundial, vai partir da nona posição da grelha, enquanto o companheiro de equipa Kimi Raikkonen, que renovou por mais uma temporada com a escuderia italiana, não foi além do 13.º tempo.

Os pilotos da McLaren, o espanhol Fernando Alonso, que venceu por duas vezes o título mundial, e o britânico Jenson Button, campeão mundial por uma vez, também não conseguiram melhor que o 17.º e 18.º tempos, ficando assim longe dos lugares da frente.

No mundial de pilotos, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) está na liderança, com 202 pontos, seguido do alemão Nico Rosberg (Mercedes), com 181, e na terceira posição está o também germânico Sebastian Vettel (Ferrari), com 160, quando faltam disputar nove provas para o fim da temporada da Fórmula 1.

O Grande Prémio da Bélgica, cujo recordista de vitórias é o antigo piloto alemão Michael Schumacher, que venceu a prova por seis vezes, disputa-se no domingo, a partir das 13:00 (hora de Lisboa).