O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a oitava ‘pole position’ da temporada, em nove provas do Mundial de Fórmula 1, ao ser o mais rápido em ‘casa’, na qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha.

“Para mim, é sempre especial conseguir a ‘pole’ aqui”, disse o campeão mundial em título e líder do campeonato, que completou a sua melhor volta ao circuito de Silverstone em 1.32,248 minutos, batendo o companheiro de equipa, o alemão Nico Rosberg, por 113 milésimos de segundo.

Hamilton, de 30 anos, somou a 46.ª ‘pole’ da carreira e isolou-se no terceiro lugar do ‘ranking’ histórico, deixando para trás o alemão Sebastian Vettel, que hoje foi apenas o sexto mais rápido, ao volante de um Ferrari.

O piloto britânico está agora apenas atrás de duas ‘lendas’ da Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher, heptacampeão do Mundo, que contabilizou 68, e o malogrado brasileiro Ayrton Senna, tricampeão, autor de 65 ‘poles’.

Em Silverstone, e atrás dos ‘inacessíveis’ Mercedes, que somaram a 20.ª ‘pole’ consecutiva no Mundial, ficaram, na segunda linha, os dois Williams-Mercedes, com o brasileiro Felipe Massa no terceiro posto, com 1.33,085 minutos, e o finlandês Valterri Botas em quarto, com 1.33,149.

A terceira fila foi arrebatada pela Ferrari, com o finlandês Kimi Raikkonen a superar Vettel por 168 milésimos de segundo e a sair do quinto posto.

Após oito provas, Hamilton lidera o Mundial, com 169 pontos, mais 10 do que Rosberg, segundo classificado, e 49 face a Vettel, terceiro.

O Grande Prémio da Grã-Bretanha, nona prova do Mundial de Fórmula 1, realiza-se domingo no circuito de Silverstone, a partir das 13:00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.