Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prémio de Espanha em Fórmula 1, naquela que foi a sua segunda vitória consecutiva. Valteri Bottas foi segundo, dando a dobradinha a Mercedes, que chegou as 78 vitórias na Fórmula 1. Max Verstappen registiu aos ataques de Vettel e terminou no último lugar do pódio.
O piloto inglês passa a somar 64 vitórias na prova rainha do automobilismo e lidera o Mundial de pilotos.

A prova no circuito da Catalunha teve um início acidentado. Grosjean fez um pião e atravessou a pista. Acabou por ser colhido por Hulkenberg e também por Gasly. Todos ficaram fora da corrida, num incidente que levou a entrada do 'safety car' em pista.

Na volta de partida, Vettel levou a melhor sobre Bottas e ultrapassou o finlandês logo após a primeira curva, ficando atrás de Hamilton, que foi embora. Apesar da pressão de Bottas, o piloto da Ferrari aguentou o segundo posto e foi primeiro a fazer a troca de pneus, na 18.ª volta. Bottas podia ter recuperado o segundo posto na sua paragem mas esta demorou um segundo mais que a do alemão, suficiente para Vettel continuar na frente.

Na frente, Hamilton ia controlando a corrida, somando sempre os melhores tempos, volta a após volta. O piloto inglês só trocou de pneus na volta 25, o que fazia prever que os Mercedes iam até ao fim com apenas uma troca de pneus. A Ferrari teve um duro golpe nas suas aspirações quando Kimmi Raikonnen foi obrigado a parar, com problemas no carro.

O cenário para Ferrari mudou na volta 48 quando o McLaren de Stoffel Vandoorne teve problemas e obrigou ao 'safety car' virtual. Vettel aproveitou para ir às boxes e colocar um novo jogo de pneus mas voltou atrás de Verstappen. Até ao final tentou ultrapassar o holandês mas sem sucesso. Uma decisão que saiu cara a escuderia italiana.

Hamilton controlou até ao fim, tendo terminado com mais de 20 segundos de vantagem sobre Bottas e mais de 27 sobre Vettel, quarto colocado. Após cinco corridas, Hamilton lidera o campeonato com 95 pontos, contra 78 do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), hoje quarto classificado, e 58 de Valteri Bottas. Esta foi a terceira vitória de Hamilton no Circuito da Catalunha desde a entrada da era híbrida na Fórmula 1, a quarta da Mercedes.

A Mercedes lidera o Mundial por equipas com 153, contra 126 da Ferrari. A Red Bull tem 80 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.