O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) conseguiu hoje a quinta vitória da temporada, no circuito de Brno, na República Checa, na 11.ª etapa do Mundial de motociclismo, resultado que o deixa, a par de Rossi, na liderança do campeonato.

Depois de ver interrompida uma série de quatro vitórias consecutivas, o bicampeão mundial voltou a subir ao lugar mais alto no pódio no exigente circuito de Brno, num fim de semana que dominou quase por completo.

Saído da ‘pole’, Lorenzo liderou toda a corrida, completando as 22 voltas ao traçado de 5,4 quilómetros em 42.45,042 minutos, com uma confortável vantagem de 4,4 segundos sobre o compatriota Marc Márquez (Honda), que foi segundo.

O atual campeão do mundo saiu do terceiro posto da grelha de partida e conseguiu ‘roubar’ o segundo lugar ao italiano Valentino Rossi (Yamaha) logo no arranque, mas foi incapaz de acompanhar o andamento superior do espanhol da Yamaha.

Quanto a Rossi, acabou por ser condicionado pelo mau arranque (chegou a ser quinto na primeira volta) e depois de recuperar o terceiro lugar viu-se impossibilitado de encurtar distancias para o duo da frente.

O terceiro lugar de Rossi e os 16 pontos amealhados deixam-no com os mesmos 211 pontos de Lorenzo no comando do campeonato, embora o critério de desempate (numero de vitorias) seja favorável ao espanhol. Mais distante está Marc Márquez, que é terceiro, com 159 pontos.

No Moto2, o francês Johann Zarco (Kalex) deu continuidade ao domínio que vem evidenciando ao longo da presente temporada e conseguiu hoje a quarta vitória da época (10.º pódio em 11 provas), que lhe garante uma margem confortável na liderança do campeonato.

Zarco terminou a prova em 41.02,500 minutos, com 1,4 segundos de vantagem sobre o espanhol e atual campeão mundial Tito Rabat (Kalex) e 1,7 sobre o também espanhol Alex Rins (Kalex), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No campeonato, o francês soma agora 224 pontos, face aos 145 de Rabat e 144 de Rins.