A Câmara da Mealhada anunciou hoje que vai apoiar com 15 mil euros o Rally Legends, no Luso, encerrando a polémica com o Clube LusoClássicos sobre o cancelamento da Rampa Histórica naquela vila termal.

"O executivo de Rui Marqueiro aprovou, por unanimidade, a proposta do LusoClássicos de atribuição da totalidade da verba anteriormente destinada a duas provas desportivas - Rampa Histórica e Rally Legends - apenas à segunda, o Rally Legends, uma vez que a organização decidiu cancelar a Rampa Histórica Luso Bussaco", esclarece a autarquia, em comunicado.

A decisão vai ao encontro dos desejos dos dirigentes do clube, que na semana passada tinham confirmado o cancelamento da tradicional Rampa do Luso, manifestando, no entanto, disponibilidade para continuar a dialogar com a Câmara da Mealhada, apesar de terem sido acusados pela autarquia de "deslealdade" e má-fé".

Em causa estava o subsídio de 15 mil euros dado anualmente pela autarquia liderada por Rui Marqueiro para a realização das duas provas de automóveis no Luso. Dez mil euros eram destinados à Rampa e o restante ao rally.

O clube tem-se queixado ano após ano de que o subsídio camarário não acompanhou o crescimento das provas.

O número de participantes nas duas provas triplicou nos últimos anos, trazendo novos problemas logísticos e de segurança, explicam os organizadores. As provas têm patrocinadores privados, mas o dinheiro é curto, o que forçou os organizadores a pagarem do próprio bolso algumas despesas.

Este ano, após saber que o subsídio se mantinha para as duas provas, o clube escreveu à Câmara a anunciar o cancelamento da Rampa e pedindo que a totalidade do subsídio fosse aplicada no rally. A decisão foi entretanto divulgada em comunicado, o que desagradou à autarquia, que pretendia discutir o assunto na última reunião de março do executivo municipal, que acabou por ser adiada para 08 de abril.

A Câmara reagiu com desagrado ao cancelamento da prova, acusando os responsáveis do clube de deslealdade e má-fé por terem tomado uma decisão radical antes do fim do prazo. Mas a resposta dos dirigentes foi conciliadora, argumentando que tudo não passou de um mal-entendido.

O Rally Legends Portugal - Luso Bussaco, que atrai velhas glórias do automobilismo nacionais e estrangeiras, realiza-se este ano em 13, 14 e 15 de setembro, três meses mais tarde do que a data tradicional.