O português Miguel Oliveira (Mahindra) fez esta quinta-feira o 10.º melhor tempo nos treinos livres para o GP da Holanda em Moto3, oitava prova do Mundial de MotoGP que se disputa no sábado, no circuito de Assen.

O piloto de Almada completou a sua melhor volta em 1.43,227 minutos, a 861 milésimos do mais rápido nas duas sessões de treinos livres: o italiano Enea Bastianini (KTM).

Os três melhores tempos, aliás, pertenceram a pilotos em motas KTM: Bastianini, o australiano Jack Miller - líder do mundial de pilotos - e o espanhol Isaac Viñales. O espanhol Efren Vazquez (Honda) fez o quarto tempo e fechou o lote dos pilotos a rodar abaixo do 1.43.000 minutos.

Miguel Oliveira, que - tal como a maioria dos pilotos - conseguiu o seu melhor tempo na segunda sessão de treinos livres, fez 1.44,038 minutos (11.º melhor tempo) na primeira sessão.

"As duas sessões de treinos correram bastante bem e foi possível melhorar os tempos do ano passado nas mesmas condições", considerou o piloto português, acrescentando que a equipa Mahindra Racing aproveitou para testar uma nova embraiagem STD.

"Embora ainda tenha que me habituar a utilizar a embraiagem STD, preciso também de corrigir alguns aspetos da minha condução, que poderão me ajudar a ser ainda mais rápido", concluiu Miguel Oliveira.

Miguel Oliveira é o único português no campeonato do Mundo de MotoGP (na categoria mais baixa, a Moto3). No mundial de pilotos, segue na 11.ª posição, com 37 pontos, a 80 pontos do líder Jack Miller (KTM).