O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra) conseguiu hoje o 13.º tempo na qualificação para o GP da Holanda em Moto3, oitava prova do Mundial, saindo da quinta linha da grelha de partida do circuito de Assen.

Na qualificação, o piloto da Mahindra Racing completou a sua melhor volta ao circuito em 1.42,872 minutos, a pouco mais de 600 milésimos de segundo do mais rápido, o australiano Jack Miller (KTM), que assegurou a "pole position" com o tempo de 1.42,240 minutos.

Os 15 primeiros da grelha, aliás, rodaram todos no segundo 42, com o 15.º separado do primeiro por apenas 708 milésimos.

"Na qualificação voltou a ser difícil e, numa categoria tão competitiva, uma pequena diferença relega-nos umas posições na grelha. Tentei na última saída a minha sorte, mas, sem um cone de ar, continua a ser difícil", explicou Miguel Oliveira.

O piloto de Almada explicou que a equipa fez afinações na mota para a sessão de treinos livres que antecedeu a qualificação, mas a mota não beneficiou com isso.

"A primeira sessão não correu tão bem como previsto com as alterações feitas, pelo que tive de voltar às afinações de quinta-feira", declarou Miguel Oliveira.

Na segunda sessão de treinos livres de quinta-feira, o português fez o 10.º melhor tempo, mas a 861 milésimos do mais rápido: o italiano Enea Bastianini (KTM).

Miguel Oliveira é o único português no campeonato do Mundo de MotoGP (na categoria mais baixa, a Moto3). No mundial de pilotos, segue na 11.ª posição, com 37 pontos, a 80 pontos do líder Jack Miller (KTM).

A corrida de Moto3 no circuito de Assen está marcada para as 10h00 de sábado (hora de Lisboa).

"Saio da quinta linha da grelha de partida, mas estou confortável e em corrida tudo pode acontecer, até porque confio na melhoria dos arranques", concluiu o piloto português.