O piloto português Miguel Oliveira, em Suter Honda, vai partir domingo do 11.º lugar da grelha de partida na categoria de Moto3 para o Grande Prémio do Japão de motociclismo, 15.ª corrida do Mundial.

Miguel Oliveira, que é nono no campeonato (74 pontos), teve hoje algumas dificuldades no circuito de Motegi, realizando a sua melhor volta da qualificação em 1.59,494 minutos, a 1,1 segundos da “pole position”, conquistada pelo britânico Danny Kent.

«Estamos um pouco longe do tempo da frente, a 1,1 segundos, e isso faz bastante diferença na corrida de amanhã [domingo]. Mas tentaremos melhorar no ‘warm up’ e fazer uma corrida tranquila, estar sempre na frente, melhorar o tempo por volta», disse o piloto à sua assessoria de imprensa.

Miguel Oliveira explicou ainda que Motegi é um circuito novo e como tal existe muita aprendizagem a fazer, de modo a que possa «circular» um pouco mais rápido.

Em MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), líder do Mundial, conquistou a 50.ª “pole” da sua carreira, 24.ª na categoria rainha do motociclismo de velocidade, e vai sair à frente do compatriota Dani Pedrosa (Honda) e do britânico Cal Crutchlow (Yamaha).

O espanhol Pol Espargaro (Kalex) vai largar da primeira posição em Moto2 pela quinta vez esta temporada, tendo sido mais rápido do que os compatriotas Marc Marquez (Suter) e Esteve Rabat (Kalex), segundo e terceiro na qualificação.