Angel Nieto, antigo campeão do mundo de motociclismo, morreu esta quarta-feira, aos 70 anos de idade. O espanhol estava internado na Policlínica Nuestra Señora del Rosario, em Ibiza, Espanha, desde o dia 26 de julho, após sofrer um acidente de viação.

Os médicos da clínica explicaram na terça-feira que a situação do antigo campeão do mundo era "muito crítica", depois de um "agravamento súbito", que levou "à realização de uma craniotomia descompressiva urgente para aliviar a pressão intracraniana" durante a madrugada.

Nas horas que se seguiram à intervenção, efetuada esta madrugada, Ángel Nieto não estava a responder de "forma satisfatória" nem a reagir a outras medidas farmacológicas a que tinha sido submetido.

"O seu prognóstico é muito grave e tememos pela sua vida", explicaram, na altura.

Esta tarde veio o anúncio: Angel Nieto não resistiu aos ferimentos após o acidente de viação. O 13 vezes campeão do Mundo foi atingido por um carro, projetado do veículo motorizado que conduzia, sofrendo um golpe forte na cabeça. O acidente ocorreu quando o quadriciclo conduzido por Nieto colidiu com outro veículo, depois de ambos irem em direção a Santa Gertrudis, em Ibiza.

Em consequência da colisão, Ángel Nieto foi projetado da mota que conduzia, batendo no chão. As outras vítimas não sofreram ferimentos e o exame de alcoolémia ao condutor deu negativo.

Nieto foi campeão mundial por sete vezes em 125 cc e seis em 50 cc, na década de 70 e 80 do século passado.