Miguel Oliveira já veste a piloto de Moto GP. O português sentiu pela primeira vez o 'pulso' da KTM RC16, uma das motas da equipa Red Bull KTM Tech3, que irá representar no próximo ano na categoria rainha de motociclismo. O português fez o pior tempo em Valência, entre os 25 pilotos que se fizeram à pista.
O piloto de Almada, que irá envergar o número 88, ficou atrás do seu novo companheiro de equipa, o malaio Hafiz Syahrin, que será o número 55. Oliveira fez a melhor volta em 1.35,118, contra 1.34,233 de Syahrin. A melhor volta dos testes da manhã ficou nas mãos do espanhol Maverick Viñalez (1.31,416).
Miguel Oliveira começou por rodar em 1.40,547 minutos. Aos poucos foi ganhando mais confiança e conhecimento da moto, baixando gradualmente o tempo até retirar mais de cinco segundos ao tempo inicial.
No início da tarde, logo após a pausa para almoço, o tempo piorou em Valência, no circuito Ricardo Tormo, obrigando todos os pilotos a regressar ás boxes. Os testes prosseguem esta quarta-feira.
Peco Bagnaia foi o melhor dos rockies, ao conseguir o 11.º melhor tempo (1.32,396), seguido de Joan Mir (1.32,787).
Nestes testes, o objetivo de Miguel Oliveira é habituar-se à moto, completamente diferente da que vinha a pilotar em Moto 2. Além da maior potência, há várias diferenças, como o peso da moto, por exemplo. Nada que Oliveira não esperasse, assim como os responsáveis da Red Bull KTM Tech3.
"O nível está muito alto. Mesmo acreditando que o Miguel Oliveira tem qualidade para o MotoGP, há muitas coisas que tem de aprender. A moto tem o dobro da potência, por exemplo. Aquela com que ele correu até agora em Moto2 tem 130cv, mas a de MotoGP tem 270. O peso também é um pouco maior e os travões são diferentes, pois somos obrigados a utilizar discos de carbono enquanto que em Moto2 são de ferro. Na categoria intermédia a eletrónica é muito básica e muito avançada em MotoGP. Ele tem de aprender a gerir e a usar tudo isto para poder ser rápido", explicou Hervé Poncharal, diretor da Tech3, em declarações à Lusa.
Os testes em Valência prosseguem esta quarta-feira. Nos dias 28 e 29 deste mês, haverá novos testes, agora em Jerez de la Frontera. Serão os últimos testes de 2018.
Os tempos dos 25 pilotos de Moto GP nos testes em Valência
Comentários