O Campeonato do Mundo de MotoGP poderá regressar a Portugal ainda este ano, para a conclusão da temporada da competição rainha do motociclismo mundial.

A notícia está a começar a ser veiculada por alguns dos principais órgãos de comunicação da especialidade, que referem que, face aos constrangimentos de calendarização da temporada, com vários Grandes Prémios cancelados em virtude da COVID-19, será anunciada a 10 de agosto pela Dorna, entidade responsável pela competição, um novo Grande Prémio para juntar à lista dos já definidos, com o portal Motorsport.com a garantir que esse Grande Prémio será o GP de Portugal, no Autódromo do Algarve.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Federação Internacional de Motociclismo, o português Jorge Viegas, confirmou que "Portimão é uma hipótese" para acolher esta 15.ª prova.

"O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é circuito de reserva do Mundial de MotoGP nos anos de 2020 e 2021 e tem um pré-acordo para entrar no calendário em 2022", recordou.

A última prova da temporada, que ainda se encontra por confirmar, deverá assim, ao que tudo indica, ser corrida no traçado do Autódromo Internacional do Algarve, a 22 de novembro. O campeonato do mundo de motociclismo vai ser assim, esta temporada, corrido por completo em solo europeu, ficando de fora os Grandes Prémios que estavam inicialmente previstos para fora do 'velho Continente'. Será a primeira vez desde 1986 que tal acontece.

A temporada, com a agora provável inclusão o Grande Prémio de Portugal, será estendida até 22 de novembro, em vez de 15 de novembro, como estava inicialmente previsto.

O circuito do Algarve, em Portimão, é o circuito de reserva oficial da MotoGP e já estava prevista a sua inclusão no calendário em futuras temporadas, uma inclusão que deverá agora ser antecipada.

Na passada semana, recorde-se, a Fórmula 1 anunciou que iria visitar Portugal e o Autódromo do Algarve ainda esta temporada. Agora, parece provável que também a MotoGP regresse a terras lusas, o que acontecerá pela primeira vez desde 2012, quando o Grande Prémio de Portugal foi corrido no Autódromo do Estoril.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.