O Mundial de ralis entra em 2013 numa nova Era, com a participação a meio gás de Sébastien Loeb, que monopolizou a especialidade na última década, conquistando um recorde de nove títulos consecutivos ao volante de um Citroen.

A “pré-reforma” de Loeb, que participará apenas em quatro provas no campeonato com arranque marcado para esta quarta-feira, em Monte Carlo, e de novo com passagem por Portugal, abre finalmente a Mikko Hirvonen a perspetiva de se sagrar campeão do Mundo de ralis, após vários anos na sombra do francês.

O finlandês mudou-se na época passada para a equipa oficial Citroen, que deve voltar a ter no DS3 WRC o carro mais competitivo, mas nem assim conseguiu superiorizar-se a Loeb: Hirvonen terminou em segundo lugar, tal como tinha acontecido em 2008, 2009 e 2011, quando conduzia para a Ford.

Em 2013, o campeão sai parcialmente de cena e Hirvonen assume-se como o principal candidato à sucessão do francês, com Dani Sordo na expectativa de capitalizar eventuais deslizes do finlandês para ganhar espaço no seio da equipa da marca francesa e intrometer-se na discussão do título.

O espanhol será o segundo piloto da Citroen nas provas em que Loeb não participe, mas essa alteração não se notará na prova de abertura, pois Monte Carlo foi um dos quatro ralis escolhidos pelo francês para se manter em atividade esta temporada, em conjunto com Suécia, Argentina e França.

A ausência de apoio oficial por parte da Ford vai limitar ainda mais a possibilidade de o Fiesta RS WRC contrariar a supremacia da Citroen, apesar da qualidade do seu quinteto de pilotos, composto pelo norueguês Mads Ostberg, o russo Evgeny Novikov, o catarense Nasser Al-Attyah, o finlandês Juho Hanninen e o belga Thierry Neuville.

Mais do que procurar reduzir o atraso para a marca francesa, os pilotos da Ford devem estar preocupados com o regresso da Volkswagen às estradas do Campeonato do Mundo de ralis, com o Polo R WRC, pela mão do finlandês Jari-Matti Latvala, o francês Sébastien Ogier e o norueguês Andreas Mikkelsen.

O Mundial de 2013 não terá portugueses a competir na categoria principal, depois de Armindo Araújo ter pontuado em três provas do campeonato passado (Monte Carlo, México e Nova Zelândia), ao volante de um Mini Cooper Works WRC, que será pilotado pelo finlandês Jarkko Nikara, mas sem apoio oficial.

A competição voltará, no entanto, a ter passagem por Portugal, que receberá em Faro a quarta das 13 provas do campeonato, que se prolonga por 11 meses e termina a 17 de novembro, no País de Gales, destacando-se também a substituição do Rali da Nova Zelândia pela Austrália.

A 41.ª edição do Mundial de ralis vai assistir também ao aparecimento de um novo campeonato, o WRC 2, que passará a ser disputado pelos carros do recém-criado Grupo R, que substitui o Grupo N (Produção).

Calendário do Mundial de ralis de 2013:
Data           Prova
15-20 jan      Monte Carlo
07-10 fev      Suécia
07-10 mar      México
11-14 abr      Portugal
02-05 mai      Argentina
31 mai – 02 jun     Acrópole (Grécia)
20-23 jun      Sardenha (Itália)
01 – 03 ago         Finlândia
22 – 25 ago         Alemanha
12 – 15 set         Austrália
03 – 06 out         França
24 – 27 out         Espanha
13 – 17 nov         Grã-Bretanha