O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai), vice-campeão mundial de ralis, abandonou hoje o Rali de Monte Carlo, primeira prova do campeonato deste ano, após um despiste na primeira especial, perto de Gap (França).

Neuville estreava em competição o novo Hyundai i20 WRC, naquele que é um regresso oficial da marca sul-coreana ao Mundial de Ralis.

«Seria uma grande perda para nós não terminar este rali e não fazer bastantes quilómetros, porque ainda não temos informação suficiente [sobre o comportamento do carro] e não aprenderíamos nada com a prova», declarou Neuville na terça-feira no Mónaco, 48 horas antes da partida.

O belga partiu em segundo (após o campeão em título Sébastien Ogier (VW Polo-R WRC), numa estrada entre Orpierre e Saint-André-de-Rosans, e despistou-se ao 10.º de 25 quilómetros de especial, quando apanhou neve no troço.

O piloto da Huyndai chocou com um poste telefónico e capotou, mas nem ele nem o co-piloto ficaram feridos, indicou a equipa Hyundai.

Na altura em que se despistou, Neuville estava a rodar 4,5 segundos mais rápido do que o resto dos pilotos, e a usar pneus "super-macios", tal como a maioria dos pilotos.

O francês Sébastien Ogier (VW Polo-R WRC), que partiu em primeiro, também deu um toque na primeira especial, mas sem gravidade.