Na presente edição da Formula 1, há um piloto que é o rei das ultrapassagens. Kimi Raikkonen é um "ás" ao volante e já o demonstrou em diversas ocasiões.

O piloto, que na próxima temporada será colega de Fernando Alonso na Ferrari, tem feito grandes corridas, de trás para a frente, levando o seu Lótus a pódios onde menos se esperava.

No ranking das ultrapassagens, o piloto finlandês lidera com 46, mais um que Felipe Massa da Ferrari e Mark Webber da Red Bull.

Os números dos três pilotos são também explicados se pelo facto de nem sempre conseguirem os lugares cimeiros nas últimas sessões de classificação. Com melhores carros, Webber e Massa, que estão ter uma época para esquecer, quando comparados com os seus colegas de equipa, conseguem facilmente passar pelos pilotos mais lentos das equipas menos poderosas.

Entre os três primeiros classificados do Mundial de Pilotos, Lewis Hamilton, 3.º colocado, é que mais ultrapassa na edição atual da Formula 1, num total de 41 ultrapassagens, seguido de Alonso, segundo no Mundial de pilotos. Vettel apenas fez 16 ultrapassagens mas isso explica-se pelo facto de andar sempre ou quase sempre na frente das corridas.

Entre os pilotos de equipas "pequenas" destaque para o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, com 29 manobras de ultrapassagem.

Pilotos e ultrapassagens

1. Kimi Raikkonen (Lotus) – 46 ultrapassagens

2. Felipe Massa (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull) – 45

4. Lewis Hamilton (Mercedes) – 41

5. Fernando Alonso (Ferrari) – 34

6. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) – 29

7. Romain Grosjean (Lotus),

8. Adrian Sutil (Force India),

9. Nico Hulkenberg (Sauber) – 27

10. Paul di Resta (Force India),

 11. Valtteri Bottas (Williams) – 25

12. Daniel Ricardo (Toro Rosso) – 24

13. Nico Rosberg (Mercedes) – 21

14. Sergio Pérez (McLaren) – 19

15. Charles Pic (Caterham),

16. Esteban Gutiérrez (Sauber),

17. Pastor Maldonado (Williams) – 17

18. Sebastian Vettel (Red Bull), Jenson Button (McLaren) – 16

20. Guido van der Garde (Caterham) – 11

21. Max Chilton (Marussia) – 7

22. Jules Bianchi (Marussia) – 5