A temporada de Fórmula 1 de 2017 arranca este fim de semana e os monolugares estão bastante diferentes em relação ao ano passado. Aqui seguem algumas das principais alterações do regulamento da categoria rainha do desporto automóvel.
Pneus - As rodas são aproximadamente um quarto mais largas do que anteriormente. Os pneus da frente têm agora 30,5 centímetros, em vez de 24,5 cm. Atrás, a medida é de 40,5 centímetros, em vez de 32,5 cm. Quanto ao resto, os pneus são agora mais resistentes, pois degradam-se menos e permitirão aos pilotos conduzir cada vez mais no limite.
Chassis - A asa dianteira terá 180 centímetros, o que significa que será 15 centímetros mais larga. A amplitude aumenta 20 centímetros até um total de 200 cm. A asa traseira também é mais larga, mas mais plana do que na temporada passada. O difusor proporciona uma melhor aerodinâmica ao carro, sendo mais eficaz devido ao aumento de tamanho.
Peso - Um monolugar de Fórmula 1 pode pesar mais 20 kg em relação ao ano passado, de um total de 702 kg para 722 kg. Os pneus não contam para o peso do veículo.
Custos - As equipas que não fabricam os seus próprios motores deverão pagar um milhão de euros, menos a fornecedores como Mercedes ou Renault por cada motor.
Motor - As sanções com perda de lugares na grelha de partida devido a mudanças de peças no motor poderão aplicar-se também nas corridas posteriores. Desta forma pretende evitar-se que um piloto mude, sem necessidade, peças do seu propulsor para garantir uma vantagem no Grande Prémio seguinte. O controverso sistema de 'tokens', com o qual se quer limitar o desenvolvimento do motor durante a temporada, foi abolido.
Partidas - Quando uma corrida comece com o safety car em pista devido ao mau tempo, haverá depois uma nova partida com os monolugares parados quando as condições do circuito o permitirem.
Capacetes - Os pilotos poderão alterar o desenho do seu capacete excecionalmente para uma corrida por ano escolhida por eles. Em caso de mudança para outra equipa durante a temporada, também será permitido um capacete remodelado.
A Fórmula 1 regressa já no próximo domingo, no dia 26 de março, com o primeiro Grande Prémio da temporada a ter lugar na Austrália.
Equipas e pilotos
Mercedes (W08 EQ Power+)
Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Corridas disputadas: 188
Triunfos: 53
Valtteri Bottas (Finlândia)
Corridas disputadas: 78
Triunfos: 0
Red Bull (RB13)
Daniel Ricciardo (Austrália)
Corridas disputadas: 109
Triunfos: 4
Max Verstappen (Holanda)
Corridas disputadas: 40
Triunfos: 1
Ferrari (SF70-H)
Sebastian Vettel (Alemanha)
Corridas disputadas: 179
Triunfos: 42
Kimi Raikkonen (Finlândia)
Corridas disputadas: 253
Triunfos: 20
Force India (VJM10)
Sergio Pérez (México)
Corridas disputadas: 116
Triunfos: 0
Esteban Ocon (França)
Corridas disputadas: 9
Triunfos: 0
Williams (FW40)
Felipe Massa (Brasil)
Corridas disputadas: 250
Triunfos: 11
Lance Stroll (Canadá)
Estreia na Fórmula 1
McLaren (MCL32)
Fernando Alonso (Espanha)
Corridas disputadas: 274
Triunfos: 32
Stoffel Vandoorne (Bélgica)
Corridas disputadas: 1
Triunfos: 0
Toro Rosso (STR12)
Carlos Sainz Jr. (Espanha)
Corridas disputadas: 40
Triunfos: 0
Daniil Kvyat (Rússia)
Corridas disputadas: 59
Triunfos: 0
Haas (VF-17)
Romain Grosjean (França)
Corridas disputadas: 104
Triunfos: 0
Kevin Magnussen (Dinamarca)
Corridas disputadas: 20
Triunfos: 0
Renault (R.S.17)
Nico Hulkenberg (Alemanha)
Corridas disputadas: 117
Triunfos: 0
Jolyon Palmer (Grã-Bretanha)
Corridas disputadas: 21
Triunfos: 0
Sauber (C36)
Marcus Ericsson (Suécia)
Corridas disputadas: 56
Triunfos: 0
Pascal Wehrlein (Alemanha)
Corridas disputadas: 21
Triunfos: 0
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