A temporada de Fórmula 1 de 2017 arranca este fim de semana e os monolugares estão bastante diferentes em relação ao ano passado. Aqui seguem algumas das principais alterações do regulamento da categoria rainha do desporto automóvel.

Pneus - As rodas são aproximadamente um quarto mais largas do que anteriormente. Os pneus da frente têm agora 30,5 centímetros, em vez de 24,5 cm. Atrás, a medida é de 40,5 centímetros, em vez de 32,5 cm. Quanto ao resto, os pneus são agora mais resistentes, pois degradam-se menos e permitirão aos pilotos conduzir cada vez mais no limite.

Chassis - A asa dianteira terá 180 centímetros, o que significa que será 15 centímetros mais larga. A amplitude aumenta 20 centímetros até um total de 200 cm. A asa traseira também é mais larga, mas mais plana do que na temporada passada. O difusor proporciona uma melhor aerodinâmica ao carro, sendo mais eficaz devido ao aumento de tamanho.

Peso - Um monolugar de Fórmula 1 pode pesar mais 20 kg em relação ao ano passado, de um total de 702 kg para 722 kg. Os pneus não contam para o peso do veículo.

Custos - As equipas que não fabricam os seus próprios motores deverão pagar um milhão de euros, menos a fornecedores como Mercedes ou Renault por cada motor.

Motor - As sanções com perda de lugares na grelha de partida devido a mudanças de peças no motor poderão aplicar-se também nas corridas posteriores. Desta forma pretende evitar-se que um piloto mude, sem necessidade, peças do seu propulsor para garantir uma vantagem no Grande Prémio seguinte. O controverso sistema de 'tokens', com o qual se quer limitar o desenvolvimento do motor durante a temporada, foi abolido.

Partidas - Quando uma corrida comece com o safety car em pista devido ao mau tempo, haverá depois uma nova partida com os monolugares parados quando as condições do circuito o permitirem.

Capacetes - Os pilotos poderão alterar o desenho do seu capacete excecionalmente para uma corrida por ano escolhida por eles. Em caso de mudança para outra equipa durante a temporada, também será permitido um capacete remodelado.

A Fórmula 1 regressa já no próximo domingo, no dia 26 de março, com o primeiro Grande Prémio da temporada a ter lugar na Austrália.

Equipas e pilotos

Mercedes (W08 EQ Power+)

Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)

Corridas disputadas: 188

Triunfos: 53

Valtteri Bottas (Finlândia)

Corridas disputadas: 78

Triunfos: 0

Red Bull (RB13)

Daniel Ricciardo (Austrália)

Corridas disputadas: 109

Triunfos: 4

Max Verstappen (Holanda)

Corridas disputadas: 40

Triunfos: 1

Ferrari (SF70-H)

Sebastian Vettel (Alemanha)

Corridas disputadas: 179

Triunfos: 42

Kimi Raikkonen (Finlândia)

Corridas disputadas: 253

Triunfos: 20

Force India (VJM10)

Sergio Pérez (México)

Corridas disputadas: 116

Triunfos: 0

Esteban Ocon (França)

Corridas disputadas: 9

Triunfos: 0

Williams (FW40)

Felipe Massa (Brasil)

Corridas disputadas: 250

Triunfos: 11

Lance Stroll (Canadá)

Estreia na Fórmula 1

McLaren (MCL32)

Fernando Alonso (Espanha)

Corridas disputadas: 274

Triunfos: 32

Stoffel Vandoorne (Bélgica)

Corridas disputadas: 1

Triunfos: 0

Toro Rosso (STR12)

Carlos Sainz Jr. (Espanha)

Corridas disputadas: 40

Triunfos: 0

Daniil Kvyat (Rússia)

Corridas disputadas: 59

Triunfos: 0

Haas (VF-17)

Romain Grosjean (França)

Corridas disputadas: 104

Triunfos: 0

Kevin Magnussen (Dinamarca)

Corridas disputadas: 20

Triunfos: 0

Renault (R.S.17)

Nico Hulkenberg (Alemanha)

Corridas disputadas: 117

Triunfos: 0

Jolyon Palmer (Grã-Bretanha)

Corridas disputadas: 21

Triunfos: 0

Sauber (C36)

Marcus Ericsson (Suécia)

Corridas disputadas: 56

Triunfos: 0

Pascal Wehrlein (Alemanha)
Corridas disputadas: 21
Triunfos: 0