O russo Evgeny Novikov (Ford Fiesta RS) é o líder do Rali da Acrópole, na Grécia, após o primeiro dia da sexta prova do Campeonato do Mundo, marcado pelo problema técnico de Sébastien Ogier (Volkswagen Polo-R).
Com duas classificativas disputadas, o jovem Novikov, de 22 anos, comanda com 30 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo (Citroën DS3), segundo, e 39 face ao finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo-R), terceiro.
Ogier, líder do campeonato, foi o mais rápido da especial qualificativa, de manhã, e optou por largar no 11.º e último lugar dos pilotos prioritários, para não ter de abrir a estrada. Mas as suas intenções foram traídas na primeira especial, devido a um problema de pressão de combustível, que o obrigou a parar, e no sábado vai partir para a segunda jornada com vários minutos de penalização.
Outros pilotos importantes perderam muito tempo naquele mesmo troço: O norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta) terminou a três minutos de Novikov, após um embate num murete de betão, enquanto o finlandês Mikko Hirvonen (Citroën DS3), vencedor na Grécia em 2009, perdeu seis minutos, devido a uma avaria na direção assistida.
Ambos conseguiram terminar a especial e chegar ao parque de assistência de Loutraki antes de arrancarem para a segunda classificativa, que foi disputada de noite e na qual Novikov voltou a ser o mais rápido, consolidando o avanço sobre Sordo e Latvala.
A longa jornada de sábado, com 149,56 quilómetros, contempla oito troços cronometrados.
Comentários