O francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo-R) venceu hoje o Rali da Finlândia, oitava de 13 etapas do Campeonato do Mundo, tornando-se o quinto piloto não finlandês ou sueco a triunfar nesta prova.

«Foi um grande fim de semana e é genial ganhar aqui», afirmou Ogier após a última classificativa, uma "power stage" ganha pelo segundo classificado do rali, o belga Thierry Neuville, que assim marcou três pontos de bónus. A terceira posição foi para o norueguês Mads Ostberg, aos comandos de outro Ford Fiesta RS.

Na região de Jyvaskyla, Ogier alcançou a sua quinta vitória da temporada, após os triunfos na Suécia, no México, em Portugal e na Sardenha, e ampliou a liderança do Mundial, dispondo de quase o dobro dos pontos do segundo classificado, o mesmo Neuville (181 contra 91). O triunfo colocou-o um pouco mais perto do título e da sucessão do seu compatriota Sébastien Loeb, nove vezes campeão do Mundo.

«Ganhar aqui tem um grande significado e estou orgulhoso de me juntar a Carlos [Sainz, espanhol duas vezes campeão mundial] e aos outros franceses [Didier Auriol e Sébastien Loeb] no palmarés desta prova. É também um grande passo rumo ao título», afirmou Ogier.

Sainz (1990), Auriol (1992), o estónio Markko Martin (2003) e Loeb (2008, 2011 e 2012) constavam como os únicos pilotos não finlandeses ou suecos a vencer no Rali da Finlândia, que se disputa desde 1951 e que a partir de 1973 integrou sempre o calendário do campeonato do Mundo, exceto em 1995.

Ogier assumiu o comando no Rali da Finlândia na sexta-feira à tarde e não mais o largou, fazendo inclusivamente o melhor tempo nas duas passagens na emblemática "especial" de Ouninpohja.

A luta pelo segundo lugar jogou-se precisamente na segunda passagem por Ouninpohja, quando Ostberg não evitou um pião e perdeu preciosos segundos para Neuville, que agradeceu o deslize na sua segunda participação num dos mais difíceis ralis do Mundo.

A próxima prova do Mundial, o Rali da Alemanha, disputa-se de 22 a 25 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.