O norueguês Mads Ostberg (Citroen DS3 WRC) venceu a 15.ª e penúltima classificativa do Rali de Portugal, que termina este domingo no Algarve, com os principais pilotos a pouparem pneus para a última Powerstage, que atribui pontos adicionais.
O norueguês da Citroen completou os 16,21 quilómetros do troço em São Brás de Alportel em 11.38,7 minutos, à frente do Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS WRC), a 6 segundos e do norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo-R WRC), a 9,7 segundos.
O líder do Rali com mais de 35 segundos de vantagem, Sebastien Ogier, continuou a gestão de pneus a pensar na Powerstage, fazendo o quarto tempo da especial.
Tal como já tinha declarado o campeão do mundo, Sebastien Ogier, também o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen WRC) afirmou no final da especial que estava a poupar pneus para o último troço (a Powerstage), que atribui pontos adicionais no campeonato aos três pilotos mais rápidos (três, dois e um ponto respetivamente).
"Poupamos pneus para a Powerstage. Na mala? Tenho um pneu macio usado em muito bom estado, apenas com 10 quilómetros de corrida", declarou Latvala, que fez o quinto tempo, a 14,2 segundos do mais rápido.
O Rali de Portugal entra agora na última classificativa cronometrada, uma repetição dos 13,83 quilómetros do troço de Loulé que abriu o dia.