O piloto português Paulo Gonçalves partiu hoje para o Peru confiante em conseguir "um excelente resultado" no Dakar de 2019, apesar da operação de urgência ao baço a que foi submetido há pouco mais de três semanas.
"Sinto-me bastante bem, tendo em conta o que aconteceu. Espero fazer uma boa corrida. Recebi alta médica e estou muito motivado, muito confiante", frisou o piloto de Esposende, que foi submetido a uma operação de urgência para remoção do baço em virtude de uma queda sofrida em 09 de dezembro.
Com a preparação física parada desde então, o piloto da Honda partiu concentrado em ajudar a equipa a conseguir interromper a hegemonia da KTM, que vence há 18 anos, consecutivamente, a prova rainha de todo o terreno.
"Espero ajudar a minha equipa a conseguir uma boa vitória e, individualmente, conseguir um excelente resultado. Trabalhámos imenso para esta prova e espero que nos corra bem", sublinhou.
Na quinta-feira, a equipa fará um ‘shakedown’, uma espécie de aquecimento, antes das verificações técnicas na sexta-feira: "A equipa está muito confiante", observou o piloto português.
Aos 39 anos, Paulo Gonçalves soma três vitórias em etapas, em 11 participações no Dakar, tendo como melhor resultado o segundo lugar obtido em 2015.
A edição de 2019 da maratona de todo o terreno será inteiramente disputada no Peru, entre 07 e 16 de janeiro, com cerca de 5.000 quilómetros, 3.000 dos quais cronometrados.
Ao todo estão inscritos 534 participantes, 20 dos quais são portugueses. Nas motos, alinham Paulo Gonçalves (Honda), Joaquim Rodrigues Jr. (Hero), Mário Patrão (KTM), David Megre (KTM), Fausto Mota (Yamaha), António Maio (Yamaha), Sebastian Bühler (Yamaha), Hugo Lopes (KTM) e Miguel Caetano (Yamaha).
Nos automóveis, Pedro Mello Breyner (Alta Ruta 4x4 Peru), Filipe Palmeiro (navegador de Boris Garafulic num MINI da X-Raid) e Bruno Martins/Rui Ferreira (Can-Am X3 UTV), enquanto em SSV participam Miguel Jordão/Lourival Roldan (Can-Am Maverick), Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Can-AM Maverick).
Nos camiões, seguem José Martins (DAF), Paulo Fiúza (mecânico de Alberto Herrero, MAN) e Armando Loureiro (navegador de Michel Boucou, IVECO).
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