O piloto português Paulo Gonçalves (Honda) subiu hoje ao quarto lugar da classificação geral do Desafio Inca, das Dakar Series, no Peru, depois de ter sido terceiro nos dois setores cronometrados, com 350 quilómetros.

Gonçalves terminou a primeira parte desta segunda e penúltima etapa da prova a 2.05 minutos do austríaco Mathias Walkner, em KTM, enquanto o seu cunhado, Joaquim Rodrigues Jr., em Hero, era 15.º, a 14.35 minutos.

Na segunda passagem pelo setor seletivo, o mais rápido foi o chileno Kevin Benavides (Honda), que deixou o seu companheiro de equipa português a 2.55 minutos. Quim Rodrigues teve problemas não especificados pela organização e foi apenas 24.º, com 4:4.39 horas de atraso.

Na classificação geral, Paulo Gonçalves é agora quarto classificado, a apenas 21 segundos do norte-americano Andrew Short (Husqvarna), antiga glória do motocrosse e supercrosse americanos, enquanto Joaquim Rodrigues Jr. é 13.º.

"A especial de hoje era 100% fora de pista, com dunas e muita areia. Repetiu-se uma parte do dia anterior, local onde havia muito pó, sobretudo na segunda volta, em que estávamos dez pilotos a rodar juntos", começou por explicar Paulo Gonçalves, em declarações à agência Lusa.

O piloto de Esposende adiantou ainda que "o teste no Peru está a correr bem". "Vamos para o terceiro dia de corrida, que será o último no Desafio Inca. Saio da terceira posição [para a pista] e vou tentar que os meus perseguidores não me ganhem muito tempo para conseguir uma boa prestação à geral", promete o português.

No entanto, sublinha que "o importante é terminar este teste antes do Dakar sem problemas".

Do domingo, disputa-se a terceira e última etapa, com partida e chegada no mesmo local, na região de Ica, com um total de 200 quilómetros cronometrados.

O Desafio Inca é uma prova pontuável para as Dakar Series, de preparação do Rali Dakar, que decorre em janeiro, no Peru.