O espanhol Dani Pedrosa (Honda) venceu este domingo a corrida de MotoGP do Grande Prémio de França, quarta etapa do circuito, e assumiu a liderança no Mundial da categoria.

Menos feliz foi o português Miguel Oliveira (Mahindra), que começou do segundo lugar da grelha de partida para a corrida de Moto3 e acabou por se despistar à quinta volta.

Numa prova agitada e que registou um total de sete abandonos, o português foi o primeiro a cair na corrida ganha pelo espanhol Maverick Vinales (KTM), que tinha alcançado em França a primeira “pole position” da carreira.

Com os resultados de hoje, Vinales reforçou o comando no Mundial de pilotos de Moto3, com 90 pontos, enquanto Miguel Oliveira caiu para o décimo lugar, continuando com 20 pontos.

Na prova principal, Pedrosa arrebatou a liderança no Mundial ao compatriota, e companheiro de equipa, Marc Marquez, que foi terceiro na corrida de hoje, atrás do britânico Cal Crutchlow (Yamaha), que alcançou o melhor lugar da sua carreira.

Numa pista molhada, o campeão de 2012, o também espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) não foi além do sétimo lugar na corrida francesa, enquanto o italiano Valentino Rossi, seis vezes campeão de MotGP, terminou num modesto 12.º lugar.

Em Moto2, a vitória foi alcançada pelo britânico Scott Reding (Kalex), piloto que também passou a ocupar a liderança no Mundial, na sequência de uma corrida que, por ordem da Direção da prova, foi dada como terminada a três voltas do final, por motivos de segurança.

Na categoria mais baixa deste Mundial, a prova foi também acidentada e registou um total de sete abandonos. Miguel Oliveira foi o primeiro a despistar-se na corrida ganha pelo espanhol Maverick Vinales (KTM), que tinha alcançado em França a primeira “pole position” da carreira.