O presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), Manuel Marinheiro, elogiou hoje a inteligência de Miguel Oliveira, depois do piloto da KTM ter dado hoje a primeira vitória a Portugal no Mundial de velocidade.

“Raça, qualidade e principalmente inteligência. O Miguel é um piloto muito inteligente e conseguiu precisamente aquela pequena vantagem de duas motos para conseguir cortar a meta em primeiro e conseguir evitar a aspiração dos pilotos que vinham atrás. É um piloto muito inteligente, já o demonstrou em outras provas, e hoje conseguiu chegar em primeiro, o que é um grande orgulho para todos nós”, disse.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Marinheiro diz que o triunfo de Miguel Oliveira na prova de Moto3 do Grande Prémio de Itália “é de grande importância” para o motociclismo português.

“É uma vitória que já aguardávamos há algum tempo e que é merecida para o Miguel, que é um piloto que é um exemplo no nosso desporto nacional. É o exemplo que precisávamos para os mais novos: é possível chegar lá, é possível chegar ao campeonato do mundo e é possível ganhar. Esperamos que seja a primeira de muitas”, disse.

Após cinco pódios na terceira categoria do Mundial de motociclismo, Miguel Oliveira subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio no circuito de Mugello Oliveira, cumprindo as 20 voltas em 39.39,510 minutos, menos 71 milésimos do que o britânico Danny Kent (Honda) e 127 do que o italiano Romano Fenati (KTM).

“Às vezes aquilo que muitos entendiam como falhas temos de considerar que são outros pilotos a correr e, quando alcançavam a vitória, não era propriamente uma falha do Miguel. E ele manteve-se sempre calmo, que era o importante, e, apesar de sofrer algumas críticas, a personalidade dele venceu. Esta é a primeira de muitas vitórias”, afirmou.

No Mundial, o português subiu quatro posições e é agora quarto classificado, com 66 pontos, com Kent a liderar com 124, à frente do italiano Enea Bastianini (Honda), com 78, e Benati, com 67.

“Uma coisa de cada vez. É uma vitória, vamos desfrutar dela e esperar por outras e no fim fazemos contas”, disse Marinheiro, sobre as contas do campeonato.