O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, confirmou hoje que o Rali de Portugal percorrerá o Norte do país em 2015, embora descarte a cidade do Porto enquanto sede da prova.
«Neste momento, só posso confirmar que se vai realizar no Norte», disse o dirigente do ACP à agência Lusa, que antes havia afirmado, em declarações à Radio Atlântida, dos Açores, que «no Porto não vai ser, de certeza absoluta».
A última vez que o Rali de Portugal se realizou no Norte, enquanto etapa do Mundial da especialidade, foi em 2001, tendo como base a Exponor, em Matosinhos.
A possibilidade de a prova deixar as estradas do Algarve e regressar aos traçados nortenhos foi, no verão passado, motivo de polémica que envolveu o então presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, o atual e então candidato independente, Rui Moreira, e o pretendente derrotado Luís Filipe Menezes.
O ex-autarca de Vila Nova de Gaia chegou a afirmar publicamente, antes das eleições autárquicas, que já tinha apoios financeiros para sediar a organização do rali no Porto em 2014, pelo que foi instado, por Rio e Moreira, a identificá-los.
Consequentemente, a direção do ACP anunciou, a 03 de julho, que iria acionar judicialmente Rui Moreira por, em declarações ao Porto Canal, ter acusado Carlos Barbosa de «fazer contas à moda do ACP», depois de este se ter referido ao candidato independente e ao candidato do PS, Manuel Pizarro, como «um bando de garotos».
Em 2014, o Rali de Portugal, de novo no Algarve, vai decorrer de 04 a 06 de abril, de acordo com o calendário da próxima edição do Mundial, divulgado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).
A prova portuguesa será a quarta do calendário Campeonato do Mundo de ralis de 2014, que principia com o Rali de Monte Carlo, de 15 a 19 de janeiro, e termina com o Rali da Grã-Bretanha, no País de Gales, de 14 a 16 de novembro.