O Rali de Portugal de 2013 terá lugar de 12 a 14 de abril, confirmou hoje o Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), com a publicação do calendário que inclui 13 provas, dez das quais na Europa.

Por comparação com a temporada passada, o Rali de Portugal, que se vai manter no sul do país, avança duas semanas e é a quarta prova de campeonato mundial da modalidade (WRC), tal como sucedeu este ano, depois dos ralis de Monte Carlo, Suécia e México.

Em comunicado, a organização confirmou que o Rali de Portugal vai voltar a ter a sua base no Estádio Algarve, «onde será instalado uma vez mais o Parque de Assistência», e que o percurso incluirá «as tradicionais classificativas do Baixo Alentejo e do Algarve, para além da deslocação à Praça do Império para a realização da Superespecial de Lisboa».

Citado na nota, o diretor da prova avançou que a paragem portuguesa do mundial vai apresentar «algumas alterações na sua estrutura», um processo que está a ser ultimado.

«Estamos a trabalhar na edição de 2013 praticamente desde o final da prova deste ano e, como sempre tem sucedido, procurámos identificar todas as possibilidades que permitam valorizar ainda mais uma competição que, felizmente, tem merecido os maiores elogios por parte de todos os seus intervenientes», referiu Pedro Almeida.

O restante calendário está delineado, com exceção do rali da Alemanha, cuja data ainda está por definir.
A alternância entre o rali da Nova Zelândia, no programa este ano, e da Austrália, que regressará em 2014, mantém-se, enquanto o rali da Grã-Bretanha volta à data habitual no calendário, sendo a última etapa da temporada.

Seguindo uma política generalizada de redução de custos, as escuderias inscritas no campeonato podem participar em apenas sete provas, sendo uma delas obrigatoriamente fora da Europa.

O mundial de ralis de 2013 será o último em que participa o francês Sébastien Loeb, oito vezes campeão mundial.

Calendário 2013 do WRC:
17-20 janeiro: Monte Carlo (asfalto).
08-10 fevereiro: Suécia (neve/gelo).
08-10 março: México (terra).
12-14 abril: Portugal (terra).
03-05 maio: Argentina (terra).
30 maio-02 junho: Grécia (terra).
21-23 junho: Itália (terra e/ou asfalto).
02-04 agosto: Finlândia (terra).
Data a confirmar: Alemanha (asfalto).
13-15 setembro: Austrália (terra).
04-06 outubro: França/Alsácia (asfalto).
25-27 outubro: Espanha/Catalunha (asfalto).
15-17 novembro: Grã-Bretanha/País de Gales (terra).