O piloto italiano Valentino Rossi (Yamaha) somou hoje a quarta vitória da época, ao vencer o Grande Prémio da Grã-Bretanha, e passou a ser líder isolado do Mundial de MotoGP após 12 provas.

‘Il Dottore’, oito vezes campeão mundial, chegava a Silverstone em igualdade pontual com o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), enquanto o bicampeão mundial em título, o também espanhol Marc Márquez (Honda) surgia em terceiro.

A corrida no circuito britânico começou com atraso, depois da mudança das condições meteorológicas, com a queda de chuva e quando os pilotos tinham a indicação de

tempo seco, o que os levou a partir para a volta de com pneus ‘slick’.

Com a chuva a cair, todos os pilotos rumaram às boxes para mudar de mota e a organização decidiu fazer uma nova partida, para evitar uma largada da 'pit lane', e os pilotos retomaram a grelha com os espanhóis Márquez, Lorenzo e Dani Pedrosa (Honda) na frente e Rossi à espreita na quarta posição.

À segunda volta, o italiano já era o líder e a discussão da corrida ficou resumida a si e ao bicampeão Marc Márquez, que facilitou a vida a Rossi quando se despistou à passagem da 13.ª das 20 voltas da corrida, enquanto Lorenzo não foi além do quarto lugar, atrás das Ducati de Danilo Petrucci e Andrea Dovizioso.

Após esta 12.ª corrida, de 18, o italiano passou a somar 236 pontos, Lorenzo tem 224 e Márquez mantém os 159.

Em Moto2 o triunfo pertenceu ao líder do Mundial, o piloto francês Johan Zarco (Kalex), que partiu da terceira posição para bater Alex Rins e Tito Rabat, ambos em Kalex, repetindo-se o pódio da República Checa com inversão de posições entre os espanhóis.

No Mundial Zarco, agora com 249 pontos, aumentou a diferença para os perseguidores, que também trocaram de posição. Alex Rins é agora segundo, com 164 pontos, e Tito Rabat terceiro, com 161.

A correr em casa, o britânico Danny Kent (Honda) saiu do terceiro lugar da grelha para vencer a corrida de Moto3 e consolidar a sua liderança na classificação mundial (199 pontos), à frente do italiano Enea Bastianini (154).

Kent reforçou a corrida ao título, tanto mais que Bastianini não concluiu este grande prémio, engrossando a longa lista de abandonos numa corrida disputada com muita chuva.

Já o português Miguel Oliveira caiu uma posição no Mundial, no qual é agora quinto classificado (114 pontos), depois de terminar Silverstone no 13.º lugar, não conseguindo mais do que quatro pontos nesta 12.ª etapa do campeonato.

O próximo Grande Prémio de motociclismo está agendado para 13 de setembro, em São Marino, no circuito Marco Simoncelli.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.