O português Rui Oliveira (Yamaha) terminou hoje em quinto lugar a primeira etapa das motos da Africa Eco Race, que hoje arrancou em Marrocos, com Elisabete Jacinto (Man) no 16.º posto em carros e camiões.

No final dos 639 quilómetros entre Nador e Dar Kaoura, 92 deles cronometrados, o português esteve em destaque com um tempo de 01:23.32 horas, a 8.28 minutos do vencedor da tirada e primeiro líder, o italiano Paolo Ceci (KTM).

Dois lugares abaixo terminou o colega de equipa Luís Oliveira, estreante em provas longas, enquanto João Rolo, também ‘rookie’ na Eco Race, terminou no 28.º posto.

Na classificação de carros e camiões, Elisabete Jacinto foi a 16.ª mais rápida, e a quinta entre camiões, ao terminar em 01:13.34 horas.

A portuguesa terminou a 11.30 minutos do primeiro classificado dos camiões, o holandês Gerard de Rooij (Iveco), terceiro à chegada.

"As especiais no norte de Marrocos são sempre as mais complicadas, porque os caminhos são muito justos e torna-se difícil circular com um camião", apontou Jacinto, citada pela sua assessoria de imprensa, tendo ainda referido "um percalço" com o sistema ‘sentinel’ que levou à perda de tempo.

O vencedor foi o carro Mini do russo Vladimir Vasilyev, com 57.22 minutos, sendo o único piloto a fazer os 92 quilómetros em menos de uma hora.

Na quarta-feira, os pilotos enfrentam uma tirada entre Dar Kaoura e Agdal, de 479 quilómetros, 443 deles cronometrados.