Cerca de 70 automóveis históricos, clássicos e de competição vão participar na Rampa Histórica do Caramulo, uma das principais atrações do Caramulo Motorfestival, que se realiza de sexta-feira a domingo, em Tondela.

Os automóveis vão participar nas categorias de Velocidade e de Regularidade e superam o número de concorrentes da edição de 2017.

A lista de inscritos na Rampa Histórica do Caramulo inclui cinco equipas femininas, equipas de várias nacionalidades e um trio de Ferrari dos anos 50.

Segundo a organização do XIII Caramulo Motorfestival, “o mais antigo é o Ferrari 166 MM Barchetta Touring, de 1950”, que foi “o primeiro modelo da marca a entrar em Portugal, em 1950, e que se encontra fora do país há 55 anos, regressando agora a casa”.

Os outros dois são “o Ferrari 195 Inter Vignale, de 1951, o primeiro automóvel de turismo fabricado pela casa de Maranello, cujo número total de chassis não ultrapassou os 26”, e “o Ferrari 500 Mondial de 1955, tipo ‘barchetta’, com uma carroçaria Scaglietti, um raríssimo automóvel que terá na Rampa Histórica do Caramulo a sua estreia em provas e eventos desportivos nacionais”, acrescenta.

A organização sublinha que “este automóvel de competição é um dos modelos da marca mais raros do mundo, sendo que o exemplar em questão é considerado como um dos mais originais, mantendo ainda o seu motor de fábrica”.

O traçado da Rampa Histórica do Caramulo “tem um desenho ímpar, sinuoso e bem asfaltado, que se estende ao longo de 2,8 quilómetros”, explica.

“Sem curvas lentas, assume-se como uma rampa rápida, com duas retas onde os automóveis podem atingir elevadas velocidades, terminando depois a prova no sopé da serra”, acrescenta.

A organização lembra que o Caramulo Motorfestival deste ano conta também com nomes conhecidos do desporto motorizado, como Valentino Balboni, Cyril Neveu, Pedro Lamy e André Villas-Boas.

O Caramulo Motorfestival é desde este ano organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal.