O norte-americano Shaun Torrent (Team Abu Dhabi) conquistou ontem a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Portugal de motonáutica, prova de abertura do campeonato do mundo de Fórmula 1, que se disputa no domingo, em Portimão.

Torrent, oitavo classificado do Mundial de pilotos em 2017, fez a melhor volta, ao rodar em 41,68 segundos, sete centésimos de segundo mais rápido do que o piloto dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Qemzi (Team Abu Dhabi).

O atual campeão do mundo em título, o italiano Alex Carella (Victory Team) fez o terceiro melhor tempo na terceira e última qualificação, a 34 centésimos de segundo de Shaun Torrent.

O português Duarte Benavente (F1 Atlantic), que no ano passado terminou a prova portuguesa na terceira posição, vai sair do sétimo lugar da grelha, com 43,66 segundos conseguidos na segunda qualificação.

A quarta posição da grelha de partida ficou entregue ao piloto Ahmed Al Hameli (Victoy Team), dos Emirados Árabes Unidos (42,11), enquanto o francês Philippe Chiappe, da F1 China Team, vencedor do Grande Prémio de Portugal em 2017, ficou com o quinto posto, com 42,14.

O norte-americano Shaun Torrent (Team Abu Dhabi) fez o melhor tempo nos treinos livres, ao rodar em 43,29 segundos, 16 centésimos mais rápido do que o francês Philippe Chiappe (Sz China Team), vencedor no ano passado da prova portuguesa.

No GP F1 de Portugal participam 19 pilotos de nove equipas que disputam o Mundial deste ano, num traçado no estuário do Rio Arade, na zona ribeirinha de Portimão, delimitado por sete boias de rondagem, seis negociadas a bombordo (esquerda) de cor laranja e uma a estibordo (direita) de cor amarela.

O circuito 'técnico' do Rio Arade mantém os 1.937 metros de perímetro, implantado entre a antiga ponte rodoviária e as ruínas do Convento de São Francisco, junto ao museu municipal.

O Grande Prémio de Portugal de motonáutica integra ainda a classe Fórmula 4-S, considerada uma categoria de iniciação, com duas corridas de 20 minutos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.