O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) conseguiu este domingo na Alemanha a sua primeira vitória no Mundial de ralis, numa prova marcada por três abandonos entre os pilotos da frente.

Na segunda posição terminou o espanhol Dani Sordo – vencedor em 2013 – o que permitiu à marca sul-coreana fazer a “dobradinha” no pódio da nona prova do calendário do Mundial de ralis. O terceiro classificado foi o norueguês Andreas Mikkelsen (VW Polo-R).

Depois de no sábado, o francês Sebastien Ogier (VW Polo-R), atual campeão e líder do Mundial, ter abandonado a prova devido a um despiste, o último dia de competição ficou marcado pelas desistências do finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo-R) e do britânico Kris Meeke, quando seguiam na frente.

O piloto finlandês liderava a prova, com quase um minuto de vantagem sobre Kris Meeke (Citroen), quando se despistou, na primeira especial do dia, deixando o britânico no comando da prova.

Meeke esteve pouco tempo no comando, pois na segunda especial arriscou demais e acabou por perder uma das rodas traseiras, “dando” a liderança a Neuville, que se tornou no segundo piloto belga a vencer uma prova do WRC, depois de François Duval em 2005.

Os abandonos de Ogier e Latvala puseram fim a uma hegemonia da Volkswagen, uma vez que a marca germânica somava, desde o rali da Austrália, em 2013, 12 vitórias consecutivas.

Apesar do abandono, Ogier mantém a liderança do Mundial de pilotos, com 44 pontos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. O terceiro classificado é o norueguês Andreas Mikkelsen.