O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) foi hoje penalizado em cinco lugares na grelha para o Grande Prémio de Espanha, quinta prova do Mundial de Fórmula 1, partindo da 15.ª posição por ter trocado de caixa de velocidades.
Um problema na caixa de velocidades do Red Bull-Renault obrigou hoje Vettel a abandonar mais cedo a terceira fase de qualificação (Q3) para o GP de Espanha, que se disputa no circuito de Barcelona.
A meio da Q3, o tetracampeão do mundo em título encostou e comunicou à sua equipa, pelo rádio, que estava sem mudanças. Já com bandeira vermelha, o RB10 regressou à boxe.
Cada caixa de velocidades de um Fórmula 1 deve cumprir um mínimo de cinco corridas durante a época, indica o regulamento desportivo e técnico da modalidade, a não ser que um piloto abandone durante uma corrida e em seguida faça uma mudança de caixa.
Foi o que aconteceu com Romain Grosjean (Lotus) e Adrian Sutil (Sauber) no GP da China, pelo que disputarão o GP de Espanha com uma caixa nova e sem penalização.
O GP de Espanha, quinta prova do Mundial de F1, arranca no domingo às 13:00 (hora de Lisboa), com Lewis Hamilton (Mercedes) a sair da "pole position", com o seu companheiro de equipa, o alemão Nico Rosberg, a sair ao seu lado.