O alemão Sebastian Vettel pode igualar os quatro títulos mundiais de Fórmula 1 do francês Alain Prost, caso vença o próximo Grande Prémio do Japão e o espanhol Fernando Alonso termine abaixo do oitavo lugar.

A cinco provas do termo do campeonato, Vettel voltou a evidenciar a atual superioridade da equipa Red Bull-Renault e dominou claramente o campeonato, no qual apenas por uma vez não esteve na liderança - foi terceiro na prova inaugural.

Vettel registou ao longo da temporada oito vitórias, terminou apenas duas corridas abaixo do terceiro lugar (dois quartos lugares) e abandonou em apenas uma ocasião (Inglaterra).

À entrada para a 15.ª prova do campeonato, Vettel comanda com 272 pontos, mais 77 do que Alonso (Ferrari), e pode, no final da prova em Suzuka, assegurar mais um título, quando vão ficar a faltar quatro provas.

Depois de no ano passado ter entrado para a restrita lista dos tricampeões, juntando-se ao australiano Jack Brabham, ao britânico Jackie Stewart, ao austríaco Nicky Lauda e aos brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna, agora pode alcançar os quatro títulos do francês Alain Prost, o terceiro piloto mais titulado de sempre.

Além de estar a igualar e mesmo superar os melhores pilotos de sempre da disciplina, Vettel tem acrescentado recordes atrás de recordes aos seus feitos, tornando-se, entre outras coisas, no mais jovem campeão, bicampeão e tricampeão mundial, podendo, no domingo, tornar-se no mais jovem tetracampeão, aos 26 anos e 102 dias.

Embora ainda não tenha garantido o título, o facto é praticamente assumido pelos responsáveis do seu principal rival, tendo um dos seus dirigentes, Stefano Domenicali, já transmitido os parabéns ao piloto da Red Bull e à sua equipa pela mais do que certa conquista.

O Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do campeonato do Mundo de Fórmula 1, disputa-se no domingo no circuito de Suzuka.