O piloto espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), que no domingo vai lutar pelo mundial de MotoGP com o italiano Valentino Rossi, prometeu "dar tudo em pista" para sagrar-se campeão no Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

“Sempre notei o calor da ‘afición’ e estou certo de que em Valência haverá um grande espetáculo. Vou dar tudo na pista para conseguir o título de campeão”, prometeu o vice-líder do mundial, em declarações à Yamaha.

Jorge Lorenzo, que está a sete pontos de Rossi, recordou que ganhou as três anteriores provas disputadas em Espanha.

“Chego a Valência depois de uma temporada muito agitada e emocionante. Na Malásia, consegui um bom resultado e recuperei mais pontos no campeonato, mas vou esquecer tudo o que se passou aí e manter a concentração em Cheste, onde há muito em jogo”, destacou.

Rossi, líder do mundial de MotoGP, com sete pontos de vantagem sobre Jorge Lorenzo (Yamaha), foi condenado a partir do último lugar da grelha no GP da Comunidade Valenciana, 18.ª e última etapa do campeonato, por ter provocado a queda do espanhol Marc Márquez na Malásia, mas aguarda ainda a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto quanto ao recurso que apresentou.

A direção da corrida puniu o piloto da Yamaha com três pontos de penalização por ter tocado com o pé na moto de Márquez (Honda), campeão em título, quando ambos lutavam pelo terceiro lugar.

Rossi, que já tinha um ponto de penalização, por condução irresponsável no Grande Prémio de São Marino, viu aumentar o número de pontos de penalização na sequência do incidente com o espanhol e foi punido com a saída do último lugar na prova seguinte.