Davide Machado foi eleito atleta do mês de Orientação em BTT, em cujo ranking o atleta da Póvoa de Lanhoso ocupa atualmente a 11.ª posição.

«Quando determino objetivos, gosto de alcançá-los. Com esforço, tudo se consegue», disse ao site de orientação Orientovar o atleta, com predileção pela distância longa:

«Tem a ver com o facto de ser uma prova com uma componente mais física e que se adequa ao facto de eu ser um atleta sobretudo físico.»

O 7.º lugar na distância longa dos Mundiais de 2010, em Montalegre, levou-o a integrar o grupo de alto rendimento do desporto nacional apoiado pelo Estado, indo viver para o Centro de Alto Rendimento da Cruz Quebrada.

«A mudança foi muito positiva, permitindo-me ter outras condições, tanto ao nível do treino e da recuperação, como do acompanhamento médico e nutricional, por exemplo», congratulou-se.

No seu currículo destacam-se ainda o quinto lugar nos Mundiais de 2011 e 2012 em distancia longa, o sexto em sprint (2011), o 11.º em distancia média (2012) e 8.º em estafeta (2012).

Davide Machado reparte os estudos de gestão empresarial com o treino:

«Não há tempo para mais nada. Só em 2012 cumpri cerca de 17 mil quilómetros repartidos por cerca de 600 horas de treino e competição.»

O atleta prepara a época com enfoque nos Europeus da Polónia e Mundiais da Estónia, nos quais espera renovar um resultado de relevo «para continuar a evoluir no alto rendimento».

«Não é que não queira [uma medalha], aliás quero mesmo muito. Estou a trabalhar para isso, mas sei que, tal como eu, também há muitos atletas que lutam por transformar esse sonho em realidade, que trabalham igualmente no duro para lá chegar. É, portanto, algo que não depende apenas da minha própria vontade», concluiu.