Os melhores orientistas do Mundo vão competir de sábado a terça-feira no Portugal O’Meeting (POM), prova de orientação que vai reunir 2.000 competidores de cerca de 30 países em Idanha-a-Nova.

Na prova mais importante de fevereiro do calendário internacional, o POM garantiu 57 competidores do “top 100” masculino, com destaque para os três primeiros do “ranking” mundial.

O suíço Matthias Kiburz, o norueguês Olav Lundanes e o francês Thierry Guerguiou são os principais candidatos ao triunfo, numa prova em que Diogo Miguel e Tiago Romão são os lusos mais conceituados, embora sem possibilidades de lutar pelos lugares de topo.

No setor feminino, o destaque vai para a suíça Simone Luder, a melhor orientista da história da modalidade, enquanto entre as portuguesas o realce vai para a jovem Vera Alvarez: ao todo estão inscrições cerca de 1.300 orientistas estrangeiros.

O POM é um evento de orientação pedestre, integrado no “ranking” da federação internacional (IOF WRE).
Portugal concentra as atenções mundiais da orientação, depois de no último fim de semana ter decorrido em Nisa o Norte Alentejano O'Meeting e a 16 e 17 decorrer o XIV MOC, em Pombal.

Portugal é considerado um dos melhores destinos de inverno pelos especialistas mundiais.